O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é comemorado no dia 28 de abril, sendo a oportunidade perfeita para lembrar as empresas e as suas equipas de algumas dicas que deve manter sempre presentes, independentemente do local de trabalho ser um escritório tradicional, uma casa ou um espaço mais exposto.
Partilhe um guia de segurança
Por muito simples que seja, imprima e afixe um guia de segurança para a sua equipa. Pode utilizar algumas das dicas deste artigo, mas é importante refletir sobre os perigos específicos do local de trabalho que opera. Diferentes maquinarias ou procedimentos criam obstáculos distintos que devem ter um espaço central neste documento.
Deixe a equipa reportar problemas
Uma das maiores causas de acidentes no trabalho provêm de problemas que todos conhecem, mas ninguém reporta. Isto acontece em locais que não permitem à equipa alertar para possíveis estragos. É fundamental permitir essa liberdade, incentivando-a sempre que necessário. Se alguém deu por um degrau partido, gotejar no teto para o chão, ou outra situação, deve ser possível avisar um responsável, de forma a seguir com os arranjos necessários. Outro exemplo de como pode melhorar este ponto, é o de dar liberdade à equipa de vigilância que, aliada a câmaras e outros dispositivos de segurança, sabem em que espaços estão os profissionais.
Mantenha uma mesa limpa e organizada
Um estilete aberto ou um copo de vidro na beira da mesa, podem ser perigosos, em especial se estiverem no meio de documentos, livros, aparelhos, entre outros. Mantenha uma mesa limpa e organizada, arrumando os materiais com lâminas assim que já não precise deles.
Prima por um escritório limpo e organizado
À semelhança do ponto acima, deve manter um escritório limpo e organizado. Um derrame de café no chão ou cadeiras fora do sítio são muitas vezes a causa para quedas perigosas, que podem culminar numa baixa ou até mesmo em acidentes mortais. Por exemplo, a Occupational Safety and Health Administration (OSHA) concluiu, num estudo apresentado recentemente, que 37% dos acidentes mortais em locais de trabalho acontecem devido à vítima cair depois de escorregar ou tropeçar.
Realize pausas regulares
O cansaço é uma das maiores causas de acidentes em espaços como hospitais, transportadoras, fábricas, e na construção civil. A exaustão e o stress levam muitos profissionais a esquecerem medidas de segurança importantes ou a optar por atalhos de forma a terminarem as funções o mais depressa possível. Num escritório, é o suficiente para alguém não limpar um café derramado ou não fechar o estilete depois de usado. Assim, é importante incentivar a equipa a fazer pequenas pausas, de no mínimo 5 minutos, para desanuviar e relaxar, recuperando a atenção.
Use a devida proteção
Este ponto é dedicado aos locais com maquinaria ou outros tipos de trabalho com recurso a materiais pesados ou perigosos. Existem diversas regras de proteção, como o uso de capacete, que têm ser seguidas à risca, evitando acidentes graves. Estas medidas devem estar bem visíveis, afixadas por diversos espaços, e devem ser partilhadas com a equipa em cursos de segurança regulares, relembrando as melhores práticas e introduzindo novos pontos sempre que necessário.
Um local de trabalho seguro é fulcral ao bom funcionamento de uma empresa por diversos fatores. Por exemplo, ele garante uma maior produtividade da equipa, pois esta não está focada nas possíveis lesões que pode sofrer, e evita acidentes que levem a abandonos do cargo ou a baixas longas que obriguem a partilhar a carga de trabalho de um profissional pelos demais colegas.
(Crédito da Imagem: Marc Mueller via Pexels, ID: 380769)