Manter uma rotina saudável nos tempos modernos nem sempre é fácil, especialmente quando possui um trabalho que lhe ocupa grande parte do dia, tendo ainda de cuidar de si e de estar com a família e amigos. Contudo, o verão é muitas vezes a altura em que as pessoas decidem criar uma rotina de exercício que se mantenha ao longo do ano, em especial pelo tempo livre das férias e o bom tempo da estação.
Perceba o que gosta de fazer
Fazer exercício físico não significa necessariamente ir ao ginásio ou usar todas as máquinas. Comece por refletir sobre o que mais gosta de fazer. Por exemplo, se adora caminhar, inicie uma rotina de andar durante trinta minutos. Vá aumentando o tempo conforme se sente com vontade e, rapidamente, o que começou como um pequeno hábito, irá tornar-se numa rotina que não vai deixar para trás.
Vá ao ginásio com amigos
Uma alternativa é escolher algumas aulas oferecidas pelos ginásios, juntar os amigos, e criar uma rotina de exercícios que todos consigam manter mesmo após o final das férias. Este sentimento de equipa, onde um não quer faltar para não desencorajar o outro, funciona e pode ser a solução a longo prazo que todos procuravam.
Explore os apps de fitness
Hoje em dia existem dezenas de bons aplicativos de fitness, muitos deles compatíveis com smartwatches, possuindo a habilidade de monitorar batimentos cardíacos e outros dados importantes. Estes apps são ideais para guardar número de calorias ingeridas e perdidas através de exercício físico, para não falar nos softwares que sugerem exercícios e dietas saudáveis. Este será um apoio que o ajudará na sua rotina.
Marque uma hora do dia compatível com o trabalho
Um dos problemas em manter a sua rotina de verão quando terminam as férias, é o facto de se aperceber que esta colide com as suas horas de trabalho. Procure algo de manhã ou ao final da tarde, garantindo que consegue manter o hábito mesmo quando estiver limitado por um horário.
Manter-se saudável é muito importante, não apenas tendo cuidado com o que come mas também garantindo algumas horas de exercício físico semanais. Lembre-se, contudo, que o exagero pode ser prejudicial e o ideal é sempre falar com o seu médico ou com um nutricionista antes de iniciar este processo.