Samsung ou Apple? Os ecossistemas ideais para uma empresa

Samsung ou Apple? Os ecossistemas ideais para uma empresa
09
abr
2024
TENDÊNCIAS
NOS
4 minutos de leitura
Atualizado a
09 abr 2024

A Samsung e a Apple são as duas marcas mais vendidas do mundo, devido em muita parte aos seus ecossistemas perfeitos para qualquer empresa.

Pioneira em diversas áreas, a Apple sempre foi conhecida por um ecossistema de produtos que vão de smartphones a earbuds, perfeita para quem gosta de ter acesso a todos os programas e ficheiros em qualquer lugar. Mas a marca co-fundada por Steve Jobs não está sozinha. Nos últimos anos, a sul-coreana Samsung tem vindo a investir nesta ideia de aparelhos que comunicam entre si e, atualmente, ambas as marcas são perfeitas para as empresas. Neste artigo, poderá ficar a conhecer quais as vantagens dos dois, permitindo-lhe decidir qual a opção que vai ao encontro das necessidades da sua PME.

Cibersegurança apertada

Uma das primeiras prioridades das empresas na hora de escolherem tecnologia, é a cibersegurança, e tanto a Apple, como a Samsung primam no que toca a este assunto. A marca americana sempre foi conhecida pela excelente proteção de hardware e software, com encriptação de dados e segurança biométrica, entre outros. No caso da Samsung, isto é conseguido através do Samsung Pass, um gestor e criador de passwords partilhado entre aparelhos, e do Samsung Knox, uma plataforma que deteta malware e phishing, encripta dados, e inclui gestão remota, permitindo à equipa de IT bloquear ou configurar aparelhos à distância.

Produtividade em qualquer lado

Ambos os ecossistemas incluem partilha de dados entre aparelhos, ou seja, pode começar um documento no Macbook ou no Galaxy Book, continuar imediatamente no iPhone ou Galaxy, e terminar no iPad ou Galaxy Tab. Esta possibilidade é perfeita para quem trabalha dentro e fora do escritório, não tendo de se preocupar com a produtividade, onde quer que esteja.

Variedade de aparelhos e acessórios

Earbuds, smartwatches, tablets, carregadores portáteis, canetas, tags, e muito mais. Tudo o que precisar para trabalhar de forma eficaz, encontra nestes dois ecossistemas. Os aparelhos são de boa qualidade, além de elegantes, oferecendo-lhe um ar profissional quando se encontra com clientes ou parceiros.

Partilha de ficheiros em cloud

Quer prefira o iCloud ou o Samsung Cloud, conseguir um armazenamento encriptado e disponível em todos os aparelhos é hoje simples e fácil. Deste modo, além de ter acesso a todos os ficheiros de que precisa para trabalhar, tanto em mobile, como no computador, garante também que os pode recuperar caso exista uma perda de hardware ou um acesso indesejado.

As principais diferenças

Se procura o que distingue os dois ecossistemas, o principal é a compatibilidade com hardware e software de terceiros. Enquanto a Samsung trabalha com o Android e com o Windows (os dois sistemas operativos mais usados nas suas respectivas áreas), a Apple criou o seu próprio OS, obrigando-o a ter cuidado quando procura algo fora da marca. 

Contudo, a Apple é a mais usada pelos empreendedores. Por exemplo, em 2023, os quatro smartphones mais vendidos em todo o mundo foram iPhones, seguindo-se depois a Samsung. Isto significa que num ambiente empresarial, o mais provável é que clientes, parceiros e equipa possuam também um Apple, facilitando algumas tarefas como a partilha de ficheiros via AirDrop.

Hoje em dia, a Samsung e a Apple produzem gamas de smartphones, computadores e outros acessórios muito semelhantes, primando pela qualidade e pelo design. No final, a escolha torna-se mais pessoal e menos uma questão do que é melhor tecnologicamente.

 

(Crédito da Imagem: Pixabay via Pexels, ID: 207589)

Gostou do nosso artigo?
Find more support here
Muito obrigado!

Insights relacionados

Descobre outros temas relacionados com o 5G que podem ser do teu interesse.