As redes sociais tornaram-se numa parte indispensável da nossa vida, independentemente de isso se dever ao seu interesse pessoal nas plataformas, ou a uma necessidade profissional. No entanto, estes espaços não são apenas fonte de informação e diversão, sendo também uma das maiores causas de ansiedade nos dias de hoje. Por isso, importa compreender como utilizar as redes de forma saudável, sem arriscar a sua saúde mental.
Foque-se nos seus amigos, e não nos estranhos
Possuir mil seguidores não significa ter mil amigos, e uma conversa de meia-hora, não significa que se sinta satisfeito com a comunicação. Ainda que fazer amigos online não seja estranho, deve perceber quais são as amizades reais. As pessoas com as quais pode falar de assuntos profundos e aquelas que realmente se importam consigo.
Limite a utilização das redes sociais
Quando se fala em vício, é comum pensar-se em tabaco ou bebidas alcoólicas mas a verdade é que as redes sociais são também uma fonte de vício, libertando altos níveis de dopamina (o neurotransmissor ligado à sensação de prazer e motivação), em curtos períodos de tempo. Como a recompensa é simples de alcançar, o nosso cérebro começa a querer que passemos mais tempo nestas plataformas, prejudicando outras atividades e aumentando os níveis de stress e ansiedade quando está desligado.
Evite conteúdo tóxico
Se não gosta do conteúdo de determinada pessoa, não a siga. O chamado “hate watching” ou “ver por ódio” não é saudável. Foque-se em páginas ou indivíduos que partilham interesses consigo. Se não aprecia algo, deixe de o consumir.
Saiba admitir que existe um problema
Esta é uma das dicas mais importantes. Se não consegue desligar as redes sociais durante um dia sem se sentir ansioso, deve procurar um especialista. Níveis altos de stress e ansiedade irão ter um impacto negativo na sua vida pessoal mas também profissional, levando-o a trabalhar menos e com menor qualidade.
As redes sociais trazem consigo inúmeras vantagens, porém, é importante não esquecer que não devem ocupar a maioria do seu tempo. Desligue as notificações e concentre-se no trabalho ou na convivência com o outro.