As redes sociais continuam a ser a fundação de muitos negócios pelo mundo todo, sendo utilizados pelos empreendedores, como forma de divulgação e de criação de comunidades, de modo a gerar consumidores mais fiéis. No entanto, nos últimos anos, este paradigma tem vindo a mudar, dando a oportunidade à indústria, para criar uma linha de consumo mais directa, podendo oferecer os seus produtos diretamente aos clientes através de páginas de marketplace social.
Um mercado em crescimento
A utilização de páginas de comércio digital nas redes sociais tem vindo a ganhar uma grande popularidade, principalmente com o aparecimento de ferramentas como o Facebook Marketplace. Segundo a análise realizada pelo Deloitte Global, é expectável que o comércio social exceda o 1 bilião de dólares a nível mundial em 2023.
O impacto dos influencers
A utilização de influencer para campanhas de marketing e exposição tem demonstrado um grande impacto na decisão de compra dos consumidores das gerações Millennial e Gen Z, tal como demonstra o estudo realizado pelo Deloitte Global. O estudo demonstra que um terço da população dos EUA admite que as redes sociais, e os seus influencers, têm um grande impacto nas suas decisões de compra. Este número aumenta para 50% quando avaliando as respostas dos consumidores brasileiros, que têm um consumo de redes sociais mais regular.
Com estes números em conta é possível notar um contínuo interesse no mercado de compra e venda digital, contudo, o foco parece estar a mudar, abandonando o conceito tradicional de loja online, a favor de comércio social, que permita aos consumidores realizar as suas compras sem que tenham de abandonar as suas páginas das redes sociais.