A rede móvel continua a sofrer transformações, sendo a mais recente a chegada do 5G, e muitas estão ainda por vir, permitindo ligações mais rápidas e estáveis. Assim, a Deloitte foi à procura das principais estatísticas e tendências a que a sua empresa deve estar atenta em 2023, e nos anos que se aproximam.
Esperam-se mais de 5000 satélites em LEO no final de 2023
Empresas como a SpaceX com a Starlink, a Amazon com o projeto Kuiper, e a OneWeb, lutam todos os dias para fazer chegar uma rede móvel estável e rápida a todos os cantos do mundo, independentemente de se tratar de uma grande metrópole ou de um deserto sem civilização por quilómetros e quilómetros. Contudo, isto traz consigo um problema que poderá colocar em causa o futuro da rede móvel - a quantidade de satélites em LEO (órbita baixa).
Até ao final de 2023, estima-se que o número total de satélites LEO alcance os 5000, o que pode trazer alguns problemas, como a possível colisão entre objetos, o que irá requerer uma grande coordenação e cooperação de todas as partes envolvidas. Se este trabalho correr bem, o lado positivo envolve a abertura para a criação de novas aplicações e tecnologias, a queda de preços destes serviços (devido ao elevado número de usuários), e o fim das zonas sem cobertura de internet móvel.
Os smartphones 5G de gamas económicas irão ajudar a sua PME
Até agora, o acesso ao 5G estava preso ao valor dos smartphones com esta tecnologia, por norma de gamas altas e pouco acessíveis à maioria da população. Contudo, o lançamento de gamas económicas, permite que todos possam usar o 5G e isto tem um impacto positivo na sua empresa.
Por exemplo, através de uma rede móvel estável e rápida, bem como disponível pelo mundo inteiro, os usuários irão usar mais as opções de notificações, mantendo-se a par das novidades da sua empresa. O conteúdo poderá focar-se mais em vídeo, angariando mais clientes através das redes sociais e até de publicidade especial dentro do website. Além disso, países como a China já se focam muito no desenvolvimento de aplicações para diversas empresas, que conseguem receita não apenas pela venda de produtos, mas também pela apresentação de publicidade.
O nascimento de auto-estradas exclusivas para o 5G
O 5G Standalone (SA) é a última novidade deste artigo mas talvez uma das mais importantes. Explicando de uma forma simplificada, imaginando que a infraestrutura da rede móvel é uma auto-estrada, é como se o 5G usasse a mesma estrada do 4G e do 3G. Isto significa que existe maior tráfego, tornando-a mais lenta. Por outro lado, o 5G SA usa uma auto-estrada feita exclusivamente para si, conseguindo alcançar o máximo de velocidade possível. Isto tem um impacto direto na sua PME, garantindo maior produtividade tanto no trabalho em escritório, como no que diz respeito à sua loja física.
Com um crescimento constante, o número de operadoras que investe neste tipo de infraestrutura continua a aumentar, ultrapassando as 600 no primeiro quadrimestre de 2022.