A Realidade Virtual é um conceito que já existe há diversas décadas, tendo vindo a crescer nos últimos anos, com o contínuo investimento de empresas como a Meta, Sony e HTC. No entanto, este continua a ser um conceito tecnológico de interesse reduzido, cativando apenas o interesse de um nicho de mercado.
Todavia, a inovação desta tecnologia, bem como a monetização de produtos continua a ser um factor chave que tem guiado o investimento das empresas na expansão desta área.
Recentemente, o Deloitte Global revelou um estudo que demonstra um crescimento estável desta tecnologia, levando a que os analistas prevejam que o mercado possa gerar cerca de 7 mil milhões de dólares em receitas até ao final de 2023. Ao se verificarem estes resultados, isso significará um crescimento de 50% em comparação com os resultados de 2022.
Apesar deste crescimento, o número de indivíduos que apostam nesta tecnologia continua a ser reduzido, algo que pode ser justificado pelos custos elevados, stocks limitados e software em pouca quantidade e variedade.
Contudo, o drástico crescimento previsto para o ano de 2023, promete ser revolucionário para a indústria, oferecendo oportunidade única para as empresas demonstrarem do que a tecnologia é capaz, de forma a cativar o interesse dos mais céticos.