As reuniões sempre foram uma parte constante do dia-a-dia de qualquer empresa, contudo, a forma como estas acontecem foi radicalmente alterada com a pandemia. Enquanto os encontros físicos e o cara-a-cara dominavam o mundo no passado, hoje em dia a videoconferência ganhou uma popularidade nunca vista. Dito isto, a IDC lançou uma previsão interessante e que revolucionará o modo como comunicamos com colegas, parceiros e clientes.
A International Data Corporation é uma empresa que analisa os mercados e trabalha pela transformação digital das empresas. Foi nesse âmbito que lançou um estudo sobre como a realidade aumentada e virtual serão usadas regularmente em cerca de 20% das reuniões decorrentes em 2025.
Crie relações mais pessoais e diretas com clientes e parceiros.
A principal vantagem do uso destas tecnologias na comunicação, é o facto de aproximar as pessoas, simulando uma interação realista e que vai para além do meramente visual - culminando em realidades imersivas.
A empresa explica ainda que as empresas irão adotar a realidade virtual e aumentada não apenas pelo desejo de melhorar a sua comunicação com a equipa, parceiros e clientes, mas também pelo facto de se quererem posicionar como negócios de vanguarda, à frente do seu tempo e em cima das últimas novidades tecnológicas.
O sucesso de plataformas género metaverso como o Second Life e o Roblox estão a popularizar este espaço digital onde as pessoas podem interagir com objetos através de óculos especiais (como o Oculus Rift) e/ou aplicações, criando uma sensação realista de que estamos a movimentarmo-nos no espaço.
Contudo, a IDC alerta para a necessidade das empresas, interessadas em usar a RA e a RV nas suas reuniões, atualizarem os seus hardwares e softwares. Além de computadores e outros aparelhos state-of-the-art, as PMEs terão também de investir numa internet rápida (como a Wi-Fi 6E ou o 5G), de forma a evitar constrangimentos naturais de uma ligação menos forte.
Crie demonstrações realistas e cativantes do seu produto.
Realidade Virtual vs Realidade Aumentada
Importa referir de que modo poderá tirar partido de ambas realidades, uma vez que, elas possuem objetivos distintos. Enquanto a realidade virtual cria um espaço digital que pode ser habitado (um escritório, um ambiente externo, uma sala com um protótipo do produto a ser apresentado), a realidade aumentada utiliza aplicações para alterar o mundo real e o colocar em contacto com um produto, por exemplo. Juntando as duas, poderá criar uma reunião realista ou até uma demonstração do seu produto, onde o cliente pode vê-lo e experimentá-lo sem ter de o receber fisicamente.
Poupe tempo, seja mais produtivo, e ajude o ambiente.
Principais vantagens para as reuniões
Além da questão do relacionamento pessoal, o uso da realidade aumentada e virtual nas reuniões da sua empresa traz consigo outras vantagens. A mais notável, é a agilização desses mesmos encontros, retirando a necessidade de viajar ou de ter de organizar a vinda de um cliente ou parceiro importante. Assim, a reunião é mais económica, mais simples de gerir, mais produtiva, e o tempo que liberta pode ser usado tanto em outros encontros, como em outras tarefas importantes.
Principais vantagens para a equipa
Um ponto final que não poderíamos deixar de abordar, é o modo como estas tecnologias são também úteis nas reuniões internas, com membros da sua equipa. Além de conseguir uma interação mais humana e direta, a realidade aumentada e virtual podem ser usadas para ensinar novos profissionais, seja através de conversas como de demonstrações em tempo real do funcionamento de maquinaria, por exemplo.
Falta pouco para sabermos se a precisão da IDC está correta, mas tudo indica que sim. Existem já empresas a mergulhar neste avanço tecnológico, com resultados positivos e sinais de crescimento culminantes deste investimento. Por isso, reflita sobre as vantagens que a realidade aumentada e a realidade virtual podem trazer à sua empresa, tanto externa, como internamente.