PME: 6 dicas para melhorar a navegação do site em telemóvel

PME: 6 dicas para melhorar a navegação do site em telemóvel
31
mar
2024
TENDÊNCIAS
NOS
5 minutos de leitura
Atualizado a
01 abr 2024

Otimize o seu site para telemóvel e aumente as vendas com estas dicas.

Sabia que 72% dos consumidores europeus usou o telemóvel para adquirir produtos em 2023? Os dados vêm da Statista e mostram uma clara necessidade de adaptação, por parte das PME que ainda não otimizaram as suas plataformas para este tipo de compra. Por muito que prefira o físico, a realidade é que tem de ir ao encontro do que o seu cliente quer, garantindo que se mantém relevante. Se não sabe por onde começar, neste artigo poderá encontrar dicas de como melhorar a experiência do cliente em telemóvel durante 2024.

Pense no website para mobile

Este primeiro passo é talvez o mais importante. Se a maioria dos clientes entra na sua loja online via telemóvel, então deve pensar na estrutura do website com esta plataforma em vista. Procure a ajuda especializada oferecida por serviços como o NOS Sites Pro e garanta que o utilizador consegue ter acesso a tudo, de forma simples e prática.

Menus perto uns dos outros, botões pequenos, demasiado texto, publicidade em cima de publicidade, produtos escondidos por detrás de quatro ou cinco opções, métodos de pagamento obsoletos - tudo isto vai prejudicar a experiência do consumidor, levando-o a desistir da loja.

Analise e perceba o feedback

Independentemente de possuir uma aplicação ou um website normal, deve prestar atenção ao feedback deixado pelos clientes. Se houver várias reclamações relativas à navegação, anote-as e procure resolver estas questões.

Crie menus diretos ao ponto

Tem uma aba para descontos? Crie um banner grande com clique direto para essa parte do website. Vende vários tipos de produto? Crie menus principais (por exemplo, calçado, camisolas, acessórios), que levam para os subprodutos (sandálias, botas, sapatilhas). Quando o cliente entrar na loja online, vai encontrar o que precisa numa questão de segundos, aumentando as chances de adquirir algo, de regressar, e de convidar conhecidos a visitarem a marca.

Tenha atenção à performance do website

O website PageSpeed Insights da Google permite-lhe perceber como está a performance da sua plataforma em mobile (telemóvel e tablet), e desktop (computador). Este ponto é importante, pois pode parecer que está tudo bem quando na realidade o utilizador do outro lado encontra problemas graves.

Retire menus e laterais desnecessárias

Até há alguns anos atrás, as laterais dos websites eram usadas para adicionar opções extra ou até menus de fácil acesso, no entanto, com o aumento do uso do smartphone para a compra online, a verdade é que a sidebar se tornou desnecessária, afinal, ninguém chega a vê-la. Ao desenhar uma plataforma com elementos importantes numa lateral que vai ser vista apenas por 10 a 30% dos utilizadores, corre o risco de dificultar a navegação ao cliente que importa cativar.

Compare com a concorrência

Estar sempre de olho na concorrência é boa ideia. E não falamos apenas da nacional, mas também da internacional. Saber o que o outro está a fazer ajuda-o a compreender tendências e novas formas de trabalhar. Se um concorrente é bem sucedido, deve perceber o que ele tem, que a sua empresa não tem.

Não se deixe ficar para trás e compreenda como o consumidor moderno realiza as suas compras. O telemóvel (como o cliente ainda trata o smartphone), é uma ferramenta importante e que não deve descartar mesmo que não tenda a realizar as suas compras nele. Vá ao encontro do cliente e aumente as vendas da sua PME em 2024.

 

(Crédito da Imagem: Ground Picture via Shutterstock, ID 2118627149)

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