O que esperar este verão

O que esperar este verão
15
jul
2023
TENDÊNCIAS
NOS
3 minutos de leitura
Atualizado a
11 ago 2023

Descubra como o turismo e a economia poderão alterar as tendências de consumo neste verão.

O verão de 2023 é um período promissor, não só com a chegada de turistas, mas também com a realização de grandes eventos.

Com o desenrolar de 2023, e com o avançar do verão, as empresas por todo o país continuam a realizar os preparativos para a habitual mudança no consumismo que se vive durante esta época do ano.

Desta forma, o verão de 2023 promete grandes oportunidades de negócios para as empresas nacionais, oferecendo tendências turísticas positivas e eventos de renome como é o caso das realização das Jornadas Mundiais da Juventude na capital, mas o clima económico pode causar alguma disrupção no investimento.

Turismo

Para além da chegada dos tradicionais turistas vindos de Espanha e França, 2023 tem demonstrado um crescimento de visitantes vindos de outros cantos do mundo, com destaque para os Estados Unidos da América. Segundo a Comissão Europeia de Viagens, 2023 tem testemunhado um aumento de turistas dos Estados Unidos de 79%, uma evolução que se deve manter durante o restante período do verão.

Eventos

Para além do turismo, o verão é ainda caracterizado pelos seus grandes eventos que atraem não só os visitantes mas também os locais. Além dos tradicionais festivais de verão, 2023 vê ainda a oportunidade única de investimento com a realização das Jornadas Mundiais da Juventude, que prometem atrair cerca de 1 milhão de visitantes.

Economia

Segundo um estudo realizado pela PwC, cerca de 96% dos consumidores inquiridos revelou que 2023 será um ano dedicado à poupança. Para alcançar esse objetivo, os elementos questionados planeiam reduzir os gastos em bens que não sejam de primeira necessidade.

Tendências de consumo

O e-commerce, que viu um crescimento em grande escala durante a pandemia, continua a ter um grande impacto para o mundo dos negócios. No estudo da PwC, 43% dos consumidores revelaram planos para redirecionar o seu investimento para as compras online.

Apesar das aparentes dificuldades económicas, o ano de 2023 promete energizar o comércio nacional, com uma nova vaga de crescimento turístico, que verá o país como uma grande aposta para novos públicos e comunidades internacionais.

Insights relacionados

Descobra outros temas relacionados com transformação digital que podem ser do seu interesse.