O empreendedorismo é uma das formas de negócio mais populares em Portugal, testemunhando um crescimento drástico nos últimos anos, principalmente no que toca a startups, que têm visto uma rápida evolução nas últimas três décadas.
Três décadas de crescimento
Segundo a Forbes, o número de startups aumentou 350% nas últimas três décadas, demonstrando uma grande aposta no financiamento deste ecossistema que rendeu cerca de 1,4 mil milhões de euros só em 2021.
Um ecossistema fértil
O nosso país recebe uma posição de destaque no Global Startup Ecosystem Index, ficando na 28ª posição numa lista que inclui 100 países. Já Lisboa, fica entre as melhores cidades do mundo no ecossistema de startups, conquistando a 83ª posição no top de 1000 cidades mundiais.
Um país de “unicórnios”
Para além das startups tradicionais, Portugal tem vindo a presenciar uma crescente aposta em empresas tecnológicas, sete das quais foram avaliadas em mais de mil milhões de dólares, recebendo o título de “unicórnios”.
Devido à sua raridade, no mundo existem apenas 500 empresas tecnológicas avaliadas em mais de mil milhões de dólares, 200 das quais na Europa; a existência de sete unicórnios em Portugal demonstra o investimento realizado pelo nosso país na proliferação deste tipo de negócio.
As startups continuam a ser uma forte fonte da riqueza nacional, exibindo um grande crescimento ao longo dos últimos anos, e elevando a imagem do país além fronteiras.