Os métodos de pagamento são um elemento muito importante para qualquer empresa. Afinal, se o cliente não possui a opção que a sua loja oferece, ele acabará por desistir e procurar um concorrente. Contudo, isto deixa uma questão: quais os métodos de pagamento favoritos dos portugueses? MBWay e Cartão de Crédito são importantes, mas há mais.
Cartão de Débito e Crédito
Um estudo de 2023 intitulado “Relatório de Métodos de Pagamento 2023” e apresentado pela plataforma Adyen veio confirmar o que todos suspeitamos: o cartão de crédito e débito continuam a ser os mais usados. Na verdade, 81% dos consumidores portugueses usam este método. Isto é facilmente explicado pela facilidade de utilização, bastando ter consigo o cartão e passá-lo no TPA. Não há necessidade de passos adicionais, como possuir um smartphone ou ter de encontrar um ATM.
MB Way e outros contacless
Para quem utiliza frequentemente o smartphone, o MB Way e seus colegas contacless, como o Apple Pay, o Samsung Pay, o Google Pay, ou o Mi Pay (da Xiaomi), tornam-se numa alternativa muito apetecível, sendo utilizada por 62% dos portugueses. As grandes vantagens são a segurança e a flexibilidade.
Enquanto um cartão pode ser clonado, furtado ou perdido, o pagamento via MB Way e outros contacless requerem uma confirmação biométrica para poderem ser usados. Além disso, estas apps estão disponíveis não apenas para smartphone, como para os populares smartwatches, oferecendo uma flexibilidade como nunca antes visto. Esquecer a carteira ou o telemóvel é comum, mas o relógio? Normalmente ele está sempre connosco.
O dinheiro continua vivo
O pagamento monetário continua bastante vivo em Portugal, apesar de ter vindo a diminuir. Além do perigo de ter consigo notas ou moedas, a verdade é que não é muito prático a não ser que saiba ao certo quanto vai gastar, encontrando-se limitado à sua carteira. É importante ir ao encontro deste cliente e compreender se o seu, em especial, tende a optar mais por dinheiro do que métodos mais modernos. Cafés, por exemplo, tendem a receber grandes quantias de dinheiro devido à natureza do negócio.
PayPal e a compra online
No que toca às compras online, o mesmo estudo da Adyen mostra que os métodos de pagamento mais usados são o MB Way, o PayPal e só depois o cartão de crédito ou débito. Outro elemento a ter em consideração é a opção de pagar via referência multibanco, uma alternativa que tem crescido nos últimos anos pela sua segurança e praticidade (os dados não podem ser furtados por cibercriminosos e o pagamento pode ser liquidado via smartphone).
(Crédito da Imagem: Nattakorn_Maneerat via Shutterstock, ID 1908366751)