Marketing: As principais tendências de 2022 para a sua loja física (retalho)

Marketing: As principais tendências de 2022 para a sua loja física (retalho)
22
mai
2022
TENDÊNCIAS
NOS
2 minutos de leitura
Atualizado a
20 abr 2023

Se possui uma loja física, deve estar atento às principais tendências de 2022, modernizando o seu espaço.

A pandemia e o aumento das plataformas online levaram a que a compra digital se tenha tornado mais popular do que nunca, em especial junto das gerações mais novas, como a Gen Z. Porém, a realidade é que a venda a retalho, ou em loja física, continua a fazer parte do nosso hábito de consumo, em especial quando os espaços conseguem manter-se a par das tendências e das necessidades do consumidor moderno.

A importância do website e das redes sociais

Mesmo que a sua atividade se realize primariamente numa loja física, é fundamental manter uma presença online através de um website profissional (cujo pode construir usando soluções como o NOS Site Pro), e de contas nas principais redes sociais, como o Facebook, o Instagram, e até o TikTok. Isto garante que o cliente o consegue encontrar facilmente, agilizando a comunicação, as encomendas, a procura de stock, entre outros contactos importantes.

O pagamento com cartão é indispensável

O advento do contactless ou do MBWay (e seus semelhantes), começa rapidamente a tornar o pagamento com dinheiro físico num método obsoleto. Além disso, a maioria das pessoas tende a não trazer consigo moedas ou notas, por uma questão de espaço e como forma de evitar furtos. Tudo isto pode tornar-se num desafio se a sua loja ainda não inclui pagamento com cartão, algo facilmente adotado através de serviços como o NOS TPA Pro, que inclui não apenas o serviço base (pagamento com Visa, Mastercard e Contactless), mas também gestão do seu programa de fidelização de clientes, e gestão de marcações.

O acesso a internet rápida traz vantagens

Este passo é especialmente importante para restaurantes e cafés, bem como outros espaços onde o cliente irá permanecer por um longo período de tempo. Numa altura em que os smartphones fazem parte do nosso entretenimento e do modo como comunicamos com o outro, possuir um espaço com uma boa ligação à internet, que os clientes possam usar, irá dar-lhe uma grande vantagem. Se tem receio de que o consumo de quem o visita possa interferir com o bom funcionamento dos seus equipamentos, pode procurar soluções como o NOS Wi-Fi Pro, que lhe fornecem uma rede para o seu negócio, e outra para os clientes, garantindo a rapidez e o bom funcionamento de ambas.

A AR e a VR são uma tecnologia do presente

Quando se fala de realidade aumentada e realidade virtual (ou augmented reality e virtual reality, respetivamente), é comum os lojistas pensarem em algo usado apenas por grandes empresas. Contudo, a AR e a VR fazem hoje parte das estratégias de todo o tipo de empresa, trazendo vantagens que vão desde um apoio técnico melhorado, a demonstrações que ajudem o cliente a conhecer os seus produtos. Para compreender melhor as inúmeras oportunidades que esta tecnologia pode trazer, até ao seu pequeno negócio, convidamo-lo a ler o nosso artigo dedicado.

Um último ponto que temos de referir, é a importância de estar atento às novas tendências, mesmo que sejam algo em que pessoalmente não investiria. Por exemplo, o Pokémon Go foi uma das maiores febres de 2016, contudo, continua a ser um jogo favorito tanto de fãs da franquia, como de milhares de pessoas que não conheciam este universo, incluindo indivíduos da geração dos Baby Boomers e da Gen X. Isto resulta numa oportunidade de cativar novos clientes, podendo criar pequenas estações (Pokémon Stops), que atraiam jogadores (potenciais consumidores) à sua loja. Este é apenas um exemplo de como se deve manter a par das novidades, independentemente de serem tecnologias, redes sociais, ou outros media.de cliques.

Insights relacionados

Descobre outros temas relacionados com o 5G que podem ser do teu interesse.