As redes sociais foram concebidas como uma forma de conectar indivíduos, mas com o evoluir dos anos, as suas funcionalidades foram alargadas e os seus objetivos diversificados. Hoje em dia, muitas pessoas utilizam as redes sociais para acompanhar notícias sobre as suas áreas de interesse, e encontrar amigos com gostos semelhantes, mas também para a partilha de opiniões e ideais.
As redes sociais na vida profissional
Todavia, estes não são os únicos aspectos que levam à necessidade de gestão das redes sociais pessoais de forma mais profissional. Por exemplo, muitas empresas utilizam estas plataformas para investigar os candidatos a uma posição. Desta forma podem analisar a sua presença online, avaliar o modo como interagem com o público, e conhecer os seus interesses e opiniões.
Comunicação mais profissional
As redes sociais são ainda uma boa ferramenta de comunicação, que permite criar ligações com potenciais parceiros e investidores. Deste modo, ter uma presença profissional na sua conta pessoal, permite transmitir uma imagem mais positiva de si e da sua empresa.
Separação da carreira e vida profissional
A manutenção de uma conta pessoal de modo mais profissional não exclui a necessidade de um perfil profissional, a existência de uma página profissional ajuda a reduzir a confusão do cliente, focando a informação disponibilizada aos temas da sua empresa.
Fazer uma gestão mais profissional das suas redes sociais é uma mais valia importante para qualquer trabalhador, devendo ser trabalhada de forma rigorosa de modo a criar uma imagem positiva e atrativa, que transmita as suas capacidades e interesses de forma mais rigorosa e expressiva.