A cibersegurança é um tópico de grande preocupação para as empresas tecnológicas, mas, com a transformação digital dos restantes negócios, começa cada vez mais a afetar outras indústrias mundiais, como é o caso da restauração e hotelaria.
Como tal, é importante para estes negócios, conhecer as principais ameaças de cibersegurança que enfrentam, de modo a que se possam preparar para combater estes perigos.
Fuga de dados
Muitas empresas na área da hotelaria e restauração armazenam grandes quantidades de informação pessoal dos seus clientes, como números de telefone, e-mails, moradas, números de cartões de crédito, etc., dados que são de grande importância para cibercriminosos, tornando estes negócios em alvos muito atrativos.
Fraude de pagamentos
Hotéis e restaurantes processam uma grande quantidade de transações financeiras online, expondo estes negócios a potenciais fraudes. A utilização de números de cartões de créditos roubados é um dos métodos mais utilizados por cibercriminosos.
Esquemas de phishing
O phishing, um método fraudulento muito utilizado na era da comunicação digital, permite que os criminosos assumam a identidade de empresas de confiança dos consumidores, enviando emails falsos, infiltrando o hardware dos clientes com malware, alcançando dados importantes.
Ataques de ransomware
Uma das práticas mais comuns da atualidade por parte dos cibercriminosos, é a realização de ataques de ransomware. Estes ataques, que têm vindo a crescer em frequência nos últimos anos, bloqueiam o acesso das empresas aos seus dados essenciais, obrigando os gestores a realizar pagamentos para que possam ter novamente acesso às suas bases de dados.
Agora que já conhece os principais desafios de cibersegurança que afectam as indústrias hoteleiras e da restauração, está na hora de começar a proteger o seu negócio e investir em segurança que proteja não só o seu negócio, mas também os seus clientes.