A palavra filantropia vem do grego “amigo” e “homem”, sendo normalmente traduzida como “amor à humanidade”, um ato que pode e deve fazer tanto a nível pessoal como profissional, participando em iniciativas cujos pequenos e grandes gestos são capazes de mudar comunidades.
Realize um evento de angariação de fundos
Um dos métodos mais comuns de filantropia são as galas de beneficência, mas estas podem ser facilmente reduzidas a pequenas festas, palestras ou conferências.
Dias dedicados ao voluntariado
Muitas já são as empresas que começam a dedicar alguns dos seus dias a trabalhos de voluntariado, juntando os seus funcionários numa missão unida que ajudará uma área específica da sua comunidade.
Faça uma doação direta
O mundo está cheio de organizações sem fins lucrativos que necessitam de ajuda financeira para o seu funcionamento, por isso mesmo, aproveite o seu espírito filantrópico para fazer doações diretas a estes organismos. A escolha da causa ou da fundação pode ficar a seu cargo, ou pode pedir a opinião aos seus clientes e doar a uma organização à sua escolha.
Sortear produtos em loja
Uma última iniciativa que pode colocar em prática é o sorteio de produtos que tenha disponíveis em loja. Através da venda de rifas, os seus clientes ficarão mais conectados aos seus negócios, podendo depois doar as receitas a uma fundação ou organização sem fins lucrativos.
Ser filantropo não significa necessariamente doar milhões de euros. Lembre-se que por vezes são os pequenos gestos que fazem a diferença, ajudando a comunidade em que se insere e, claro, trazendo visibilidade à sua empresa, demonstrando a importância que dá aos problemas de quem o visita todos os dias.