3 Dicas para melhorar a estratégia digital da sua empresa

3 Dicas para melhorar a estratégia digital da sua empresa
08
mai
2024
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4 minutos de leitura
Atualizado a
09 mai 2024

Neste artigo poderá ler 3 dicas de como melhorar a estratégia digital da sua empresa em passos simples mas fundamentais.

Numa era onde o digital reina, é importante desenhar uma estratégia de sucesso para a sua empresa. Contudo, no caso de jovens empreendedores ou negócios mais antigos, pouco familiarizados com as tecnologias modernas, é natural não saber por onde começar. Por isso, estes são três truques a ter em consideração e que pode adotar hoje.

Otimize o seu site

O primeiro passo é criar um site ou otimizar um existente. Estudos como o publicado pela SemRush em fevereiro, revelam que a maioria dos consumidores preferem visitar os sites via dispositivos móveis (smartphones e tablets), tornando empírico que a plataforma seja navegável não apenas em computador como nestes aparelhos. Por exemplo, o conteúdo das páginas deve adaptar-se a todo o tipo de ecrã, oferecendo uma experiência consistente, e os menus não devem aparecer sobrepostos. Serviços como o NOS Sites Pro dão-lhe acesso a uma equipa especializada que, em conjunto consigo, vai desenhar e melhorar o seu site tendo em conta as necessidades específicas da sua PME.

Tenha em atenção o SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de estratégias desenhadas para otimizar uma ou várias páginas web, por forma a obterem um bom ranking nos motores de busca como o Google - o mais usado a nível mundial. O principal objetivo é o de aumentar o tráfego orgânico, ajudando a sua marca a ser conhecida e até a aparecer em plataformas como o Google Discover.

Alcançar um bom SEO não é uma tarefa simples. O primeiro passo é pesquisar a analisar as palavras-chave relevantes (ou keywords), relacionadas à sua área de mercado. Pense como o potencial cliente e como pesquisaria para chegar ao produto que deseja. Estas keywords devem estar espalhadas na página ou website, incluindo título, descrição, etiquetas, categorias, conteúdo, nome da imagem, texto alternativo da imagem, e URLs.

Outros pontos a ter em consideração são a originalidade do conteúdo, a adição de links internos (para artigos seus), links externos (para sites de terceiros), e backlinks (links seus nos sites de terceiros), imagens de boa qualidade e comprimidas, a velocidade de navegação e até inúmeros outros elementos que pode analisar através de ferramentas como o Google PageSpeed Insights.

Para finalizar este capítulo, nada melhor do que investir na educação e procurar cursos ou eventos de SEO que o possam ajudar nos primeiros passos e até a atualizar alguns conceitos que já conheça. Um desses eventos é o SEO Conference que se realiza no dia 11 de maio na Escola Marketing Digital (Lisboa) e também no online. Organizado por Marco Gouveia, o SEO Conference vai focar-se nas melhores práticas para o Google e redes sociais, contando com a participação de Rafael Almeida (SEO Specialist na NOS). Destinado a CEOs, empreendedores, marketeers, proprietários de negócios e público interessado em marketing digital, o Evento SEO Conference ainda tem as inscrições abertas.

Invista nas redes sociais

As redes sociais continuam a ser uma aposta a que não se pode fugir, principalmente no que toca a plataformas como o Instagram e o TikTok. Crie contas e alimente-as com publicações dos produtos ou serviços que oferece, desenvolvendo uma comunidade que regressa para saber as novidades. Além de imagens, deve investir em vídeo e até conteúdo ao vivo, interagindo de forma única e pessoal com quem o segue.

 

(Crédito da Imagem: Kindel Media via Pexels, ID: 7688460)

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