Gerir os custos em cloud podem ser um desafio, mas é possível geri-los e reduzi-los, aproveitando ao máximo os serviços em nuvem. É importante lembrar que o objetivo final é equilibrar a otimização de custos com a necessidade de manter o desempenho, a segurança e a disponibilidade das suas aplicações e serviços.
O objetivo final é equilibrar a otimização de custos com a necessidade de manter o desempenho. – Rui Ribeiro
Muitas empresas têm vindo a descobrir que o controlo dos custos em cloud podem ser um desafio significativo, principalmente à medida que continuam a subscrever novos serviços. Uma das principais razões para isso é que esses custos podem ser difíceis de prever e controlar, pois os padrões de uso das aplicações e os requisitos de recursos podem mudar rapidamente. Além disso, muitas organizações não estão totalmente cientes de todos os serviços e recursos que estão em uso e, como resultado, podem estar a pagar demais por recursos desnecessários.
Outro desafio com os custos cloud é a complexidade dos modelos de preços usados pelos cloud providers. Estes providers oferecem uma ampla variedade de serviços, cada um com sua própria estrutura de preços e opções, o que pode dificultar a compreensão e a comparação dos custos de diferentes serviços.
Só em 2020, 61% das empresas migraram os seus workloads para a nuvem. Desde 2022, passaram a ser 94% das empresas a utilizar serviços na nuvem.
No entanto, estas dificuldades são compensadas por muitos outros benefícios, como escalabilidade, flexibilidade e confiabilidade. E usando estas vantagens, as empresas podem gerir e reduzir os custos mantendo o valor dos seus serviços.
Usando estas vantagens, as empresas podem gerir e reduzir os custos, mantendo o valor dos seus serviços. – Rui Ribeiro
É importante observar que, como o mercado está em constante evolução e continuamente a aparecer novos serviços e modelos de preços, é importante manter-se informado e rever os custos regularmente para garantir que está a obter o melhor valor pelo seu investimento.
80% das empresas relatam melhorias operacionais após a adopção da cloud.
Como posso garantir assim melhor controlo sobre os custos?
Integre as seguintes estratégias no seu plano de transformação.
Entender o uso
Entenda os serviços e recursos que está a usar e como eles são consumidos. Isso ajudará a identificar áreas onde pode otimizar o seu uso e reduzir custos.
Implemente ferramentas de gestão e otimização de custos
Os cloud providers oferecem uma variedade de ferramentas de gestão e otimização de custos que podem ajudá-lo a identificar e solucionar ineficiências no uso dos recursos. Estão disponíveis soluções como Azure Cost Management, AWS Cost Explorer e Google Cloud Billing, para ajudá-lo a identificar e otimizar consumos.
Estabeleça políticas de governance
Desenvolva e implemente políticas de governance para garantir que sua organização adota as melhores práticas de gestão e otimização de custos.
Use instâncias reservadas e instâncias spot
Reserve instâncias para uso de longo prazo e use instâncias spot para cargas de trabalho que podem tolerar interrupções.
Dimensione corretamente seus recursos
Certifique-se de que os recursos que estão a ser usados estão configurados para as necessidades reais dos workloads produtivos.
Use o dimensionamento automático
Implemente o dimensionamento automático para adaptar o consumo à procura.
Otimize a transferência de dados
Otimize os custos de transferência de dados usando serviços como Amazon S3 Transfer Acceleration, Azure ExpressRoute e Google Cloud Interconnect.
Avalie e compare serviços
Avalie os serviços que estão em uso e compare-os com alternativas mais econômicas que respondem às necessidades.
Atribuir um owner de custo
Os processos de finops têm maiores e melhores resultados quando são geridos com foco e responsabilidade, pelo que a nomeação de um responsável traz ganhos logo desde o início.
Seguindo estas estratégias e revendo regularmente os seus custos, conseguirá assumir o controlo das operações enquanto aproveita ao máximo os seus serviços cloud. Sempre tendo em consideração que é importante equilibrar a otimização de custos com a necessidade de manter o desempenho, a segurança e a disponibilidade das suas aplicações e serviços.
Rui Ribeiro, dirige a unidade de negócio de Cloud na NOS SGPS
Rui Ribeiro, com mais de 15 anos de experiência nas áreas de Tecnologia, Gestão e Consultoria, dirige atualmente a unidade de negócio de Cloud na NOS SGPS. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, possui também duas pós-graduações, a primeira em Engenharia Informática e posteriormente em Serviços e Gestão. A título pessoal, apoia de forma ativa projetos de solidariedade, sendo fundador de uma ONG que promove a cooperação, solidariedade, igualdade de género e inclusão socio afetiva de pessoas em vulnerabilidade ou pobreza.