Dê voz aos seus clientes com estas dicas e truques

Dê voz aos seus clientes com estas dicas e truques
08
abr
2024
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4 minutos de leitura
Atualizado a
08 abr 2024

No Dia Mundial da Voz importa relembrar os principais canais de comunicação em que a empresa deve investir, bem como dicas de saúde a ter em mente.

O Dia Mundial da Voz comemora-se a 16 de abril, lembrando a todos os cuidados a ter com a voz, bem como a importância de comunicarmos corretamente. Enquanto empresa, é essencial ter tudo isto em conta, desde fornecer ao cliente meios de comunicação apropriados, a explicar à equipa os truques para manter uma voz saudável ao longo do dia.

Os populares chatbots e live chats

Quando visita um site, a probabilidade é de encontrar uma de três coisas: um chatbot, um live chat, ou ambos. O primeiro deles, o chatbot, consiste numa janela que utiliza a inteligência artificial para ter conversas básicas com o cliente, por exemplo, sobre horários de funcionamento ou opções de entrega. Alguns modelos mais complexos podem ser aliados a uma página FAQ para responder às perguntas mais frequentes de quem o visita.

Depois existe o live chat, uma opção que permite à equipa comunicar diretamente com o cliente através de texto, por vezes incluindo também voz e videochamada. Este é um contacto direto e pessoal que muitos procuram, evitando uma ferramenta IA que nem sempre compreende situações complexas.

61% dos consumidores modernos preferem falar com alguém pelo telefone. - Salesforce

Uma Central Telefónica à sua medida

A realidade é que a maioria dos consumidores continuam a preferir entrar em contacto com as empresas através do telefone. Para isso, deve investir numa central telefónica à medida do seu negócio. Existem várias opções, como a NOS Central Pro, que além dos serviços básicos (como reencaminhamento de chamadas e fila de espera), inclui também soluções remotas, como o atendimento via smartphone.

Cuidados a ter com a voz

Para terminar, vale sempre a pena relembrar os cuidados que deve ter com a sua voz, especialmente quando a usa durante várias horas ao longo dia, por exemplo, se tem inúmeras reuniões ou se trabalha num call center. 

  • Beba água ao longo do dia: Mantenha consigo uma garrafa pequena de forma a hidratar a garganta durante as horas de trabalho;

  • Evite beber café: Um café ao almoço não tem problema, contudo, o excesso de cafeína seca a garganta;

  • Evite usar a voz quando está doente: Uma garganta inchada ou dolorida irá piorar se falar. Mesmo que um dia de baixa não seja possível, tente comunicar-se o mínimo possível e deixe o corpo recuperar;

  • Fale num tom baixo: Tentar comunicar-se com quem está longe ou com quem tem problemas de audição, pode levá-lo a gritar, irritando a garganta. O ideal é ir ao encontro do cliente ou colega e, se estiver num call center, use um bom headset onde seja possível alterar o volume do microfone (o ganho).

 

(Crédito da Imagem: Tima Miroshnichenko via Pexels, ID: 5453824)

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