O dia 1 de abril é conhecido como o Dia das Mentiras, famoso pelas divertidas partidas que amigos, colegas e familiares fazem uns aos outros. No entanto, também as empresas podem e devem participar nestas festividades. Por exemplo, em 2015 a Amazon criou uma versão do website que imitava o seu design de 1999, deixando muitos utilizadores confusos. No mesmo ano, quem visitasse o Google Maps poderia jogar Pac-Man nas ruas de todo o mundo. A Samsung é outra marca famosa pelas suas partidas, incluindo quando anunciou a primeira “faca inteligente” do mundo. E sabe o que os consumidores fizeram quando ouviram falar da Petlexa? A Alexa para cães e gatos que lhes permitia realizar encomendas na Amazon? Foram à loja, procurar pelo Amazon Echo.
A origem do Dia das Mentiras é discutida, mas o consenso é de que começou em França quando, no Século XVI, o ano novo passou a comemorar-se no dia 1 de janeiro, em vez de no dia 1 de abril. Contudo, algumas pessoas recusaram-se a adotar o calendário gregoriano, levando vizinhos e conhecidos a convidá-las para festas que não existiam, entre outras partidas que se expandiram a todo o ocidente. E esta pequena tradição, é atualmente uma das melhores desculpas para investir no marketing da sua empresa e aumentar as vendas.
Anuncie um produto não funcional criativo
Um livro que muda a sua história consoante o gosto do leitor, é uma ideia perfeita para uma livraria que pretende demonstrar a variedade de obras que o cliente pode encontrar. Junte a equipa e crie um produto falso, aliado a uma imagem (pode recorrer à inteligência artificial), e a uma campanha de marketing nas redes sociais que leve para o seu website e/ou loja online.
Crie uma personagem nas redes sociais
A marca americana Wendy’s é conhecida pelo seu X (antigo Twitter), rebelde e sempre com uma resposta na ponta da língua. Crie uma personagem divertida, apresente-a como o novo moderador das redes sociais e convide os seguidores a interagirem com ela. Para o cargo deve escolher um colaborador simpático e com bom senso de humor, lembrando, claro, os limites do aceitável. Uma piada errada pode causar estragos.
Construa atividades divertidas
Em 2018, o Google criou um jogo interativo dedicado ao “Onde Está o Wally”, a popular coleção de livros escrita por Martin Handford. Quando o utilizador perguntava ao Google Assistant, “Onde Está o Wally?”, o software aconselhava a pessoa a procurar no Google Maps. Pode aproveitar a sua personagem especial das redes sociais e escondê-la no website com a desculpa de que ela fugiu e roubou um desconto especial. Com a ajuda de um QR Code, pode oferecer algo especial aos clientes que a encontrarem.
Brinque com o cliente em loja
Se possui um restaurante ou um café pode alterar o nome da sua rede para algo divertido. O menu pode ser especial e incluir nomes engraçados que façam o cliente sorrir. Pegando na ideia do Wally, pode combinar com um colaborador uma pequena partida e criar um cartaz a dizer “encontre a princesa e ganhe um desconto”. Ao mesmo tempo, vista-se de princesa e ande pela loja.
Liberte a sua criatividade
Nada melhor do que uma sessão de brainstorming com a equipa para perceberem que tipo de brincadeiras podem fazer neste dia. A internet está também repleta de inspiração. Não se esqueça de desejar a todos um “Bom Dia das Mentiras” nas redes sociais e convide o cliente a visitar a sua loja para comemorar com descontos especiais.
(Crédito da Imagem: Andrea Piacquadio via Pexels, ID: 974911)