Estará a dar um feedback correto à sua equipa?

Estará a dar um feedback correto à sua equipa?
12
abr
2023
TENDÊNCIAS
NOS
3 minutos de leitura
Atualizado a
14 abr 2023

A sua equipa está a precisar de feedback? Descubra como pode dar feedback construtivo de forma mais eficaz.

Receber feedback constante pode criar uma sensação de desconforto avassaladora entre os trabalhadores, afetando o seu bem estar e acabando por prejudicar a sua produtividade. Deste modo, é importante que saiba estudar o seu comportamento, de forma a oferecer feedback motivacional e construtivo.

Descubra como pode dar feedback construtivo de forma mais eficaz:

Estude a receptividade do funcionário

O feedback pode parecer algo simples e positivo, mas a verdade é que nem todos os indivíduos se encontram disponíveis a receber comentários a todo o instante. Deste modo, deve procurar avaliar o estado emocional do seu trabalhador, e a sua receptividade, de forma a perceber se está disponível para receber feedback. 

Transforme a sessão numa conversa

Evite criar um ambiente de “palestra” ao dar feedback a um colaborador. Em alternativa, deve apostar em desenvolver uma conversa, expondo as suas ideias e pedindo a opinião dos seus trabalhadores.

Deixe as suas intenções claras

De forma a não causar dúvida nem desconforto, é imperativo que deixe as suas intenções claras aos seus colaboradores. Transmitir feedback vago, pode causar dúvidas, levando a uma ineficácia das sugestões.

Apresente soluções alternativas

Ao transmitir feedback aos seus funcionários, procure ser não só informativo e explícito, mas também construtivo, oferecendo alternativas aos problemas encontrados, de forma a criar um ambiente mais colaborativo e eficaz.

A pressão de uma carreira profissional é algo que pode causar desmotivação aos trabalhadores, como tal é importante motivar a sua equipa oferecendo feedback construtivo de forma a que os seus funcionários se mantenham integrados e dispostos a crescer.

 

Insights relacionados

Descobre outros temas relacionados com o 5G que podem ser do teu interesse.