Criptomoeda: Os perigos a que deve estar atento

Criptomoeda: Os perigos a que deve estar atento
14
mai
2022
TENDÊNCIAS
NOS
2 minutos de leitura
Atualizado a
14 dez 2022

A cada dia que passa cada vez são mais as criptomoedas no mercado, e com elas surgem novos perigos que deve evitar

A criptomoeda continua a crescer em popularidade, sendo considerada por muitos como o “dinheiro do futuro”, contudo, ainda que começar a investir nela seja relativamente simples, existem perigos a que deve estar atento, de forma a evitar perder fundos e até terminar com os seus dados furtados.

Fraude

O ano de 2021 viu um crescimento exponencial no número de fraudes relacionadas com as criptomoedas. Tendo isso em conta, é importante que se certifique da segurança dos seus investimentos. Use apenas plataformas certificadas e aconselhe-se junto de um especialista bem credenciado.

Volatilidade

As criptomoedas são um produto muito volátil e sem garantias, à semelhança de outros tipos de investimento. Ao optar por uma moeda digital, é importante estar bem informado sobre a sua tendência de crescimento, e estar ciente das dificuldades que a rodeiam. Um cuidado extra é necessário quando escolhe uma moeda nova, recém chegada ao mercado.

Promessas inalcançáveis

Tal como já referimos, as criptomoedas são muito voláteis e não há garantia no retorno do seu investimento, no entanto, muitos são aqueles que reivindicam o oposto, devendo estar sempre em alerta para estes casos. Quando uma nova moeda aparece, estude a sua origem e os profissionais por detrás dela.

Ausência de planos de compensação

Muitos dos investimentos bancários tradicionais estão protegidos com um plano de compensação, que protegerá o investidor caso surja algum problema. Contudo, o mesmo não se aplica às criptomoedas, deixando os investidores deveras desprotegidos. Ainda que esta seja uma lacuna que será mais tarde ou mais cedo resolvida, para já, deve manter-se ciente deste facto.

Quando se estiver a preparar para investir numa criptomoeda, não se esqueça dos perigos que o rodeiam. Tal como acontece com o dinheiro tradicional, muitas são as fragilidades a que deve ter atenção diariamente.