Compra fácil e direta, os essenciais de uma loja online

Compra fácil e direta, os essenciais de uma loja online
31
mar
2024
TENDÊNCIAS
NOS
5 minutos de leitura
Atualizado a
01 abr 2024

Comprar facilmente no seu website? Estes são os essenciais para deixar o cliente satisfeito com a experiência.

O e-commerce tem vindo a crescer drasticamente nos últimos anos, o que tem levado as empresas a apostar na criação de lojas online que permitam seguir esta tendência e alcançar novos clientes. No entanto, algumas dessas lojas oferecem soluções de checkout complexas, o que torna a experiência do consumidor lenta e, em muitos dos casos, desagradável. Fique a conhecer soluções que o ajudarão a tornar a compra fácil e direta, aumentando as vendas e a satisfação de quem o visita.

50% dos compradores indicaram que têm menos probabilidades de comprar algo online se o processo de pagamento demorar mais de 30 segundos. - Forter

Reduza o número de campos do formulário

A experiência do utilizador é de grande importância para qualquer empresa, principalmente quando se trata de uma loja online. Porém, muitas tendem a criar processos de compra detalhados e demorados, algo que acaba por dissuadir o consumidor. Para evitar esta situação, procure criar um processo de checkout mais simples e com menos campos de preenchimento obrigatório: nome, morada, dados de faturação, método de pagamento. Pode também incentivar à criação de uma conta, de modo a tornar futuras aquisições ainda mais rápidas.

Diversifique as opções de pagamento

Com a tecnologia a evoluir rapidamente, os métodos de pagamento digitais têm vindo a tornar-se comuns e seguros. Como tal, muitos consumidores procuram realizar compras em plataformas que lhes oferecem soluções de pagamento diversificadas, de modo a que se enquadrem nas suas necessidades. Ainda que o cartão de crédito continue a ser bastante usado, plataformas como o MB Way e o PayPal são também trendy.

62% dos portugueses usam MB Way e outros contactless como o Apple Pay ou o Google Pay para os seus pagamentos online. - Adyen

Guarde as informações dos clientes

O preenchimento automático de dados, seja através de Google AutoFill, ou de outro serviço semelhante, é uma solução que é vista com bom agrado por parte do consumidor. Esta opção elimina a necessidade de preencher os dados pessoais sempre que deseja realizar uma compra, tornando o processo mais rápido e ágil.

30% dos consumidores abandonam o carrinho se lhes for pedido para reintroduzir o número do cartão e 25% se tiverem de reintroduzir os dados de envio. - Forter

Otimize site para mobile

“Mobile Responsive” ou “Responsive em Mobile” é um termo a que deve prestar atenção. Nada mais é do que adaptar o website ao formato dos smartphones e tablets. Infelizmente, algumas plataformas mais antigas ficam desformatadas nestes aparelhos, impossibilitando a compra através deles. Lembre-se que a maioria dos consumidores digitais prefere adquirir produtos e serviços via telemóvel e crie um site profissional (com recursos a ferramentas como o NOS Sites Pro), a pensar neles.

Internacionalize o seu website

Uma das grandes vantagens da loja online, é o facto de poder ser visitada em qualquer parte do mundo, tanto por portugueses no estrangeiro, como por pessoas que vivem em outros países mas encontraram a sua marca nas redes sociais ou através de um amigo. Contudo, é importante reduzir a fricção entre o consumidor (não falante de português), e o seu site, oferecendo páginas em inglês e outras línguas muito faladas como o francês ou o mandarim.

40% dos consumidores nunca compram produtos e serviços numa língua que não seja a sua. - Eurostat

Ao seguir estas estratégias, a sua loja online vai tornar-se mais rápida e fácil de usar, oferecendo ao consumidor uma solução que permite realizar compras de forma mais direta e sem atrito.

 

(Crédito da Imagem: PopTika via Shutterstock, ID 2017842464)

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