No dia 26 de abril comemora-se o Dia da Produção Nacional com o intuito de sensibilizar os portugueses para a importância de apoiar os produtores e o comércio local. Enquanto PME, pode fazer parte deste movimento de diversas formas, auxiliando o desenvolvimento da sua região e apresentando aos clientes novos produtos de qualidade que possivelmente não conheciam.
82% dos portugueses pretende fazer as suas compras no comércio local. - Mastercard
Material bruto nacional
Se a sua empresa cria o produto de raiz então certamente precisa de material bruto. Pesquise oportunidades na sua área ou a nível nacional e pondere optar por uma fonte portuguesa, em detrimento de uma internacional, mesmo que mais em conta.
Selo “Made in Portugal”
Quando entra num estabelecimento ou visita uma loja online, nem sempre é fácil reconhecer os produtos nacionais. Para ajudar o cliente nesta escolha, deve incluir um selo “Made in Portugal” que pode ser usado nos produtos, em secções da sua loja e até num menu especial do seu website. Deste modo, o consumidor terá maior facilidade em encontrar os itens portugueses.
9% dos portugueses confiam nas recomendações dos lojistas locais. - Mastercard
Ênfase nas diversas culturas
À semelhança do que acontece em todo o mundo, determinados pontos do nosso país são conhecidos por incluírem grandes comunidades das mais diversas culturas. Muitas dessas pessoas produzem artesanato ou outro tipo de produtos e serviços relacionados às nações de onde vieram. Esta é a oportunidade perfeita de variar a sua oferta, incluindo peças nacionais com um toque cultural único sempre apreciado.
Descontos especiais
Esta tradicional estratégia de marketing é muito útil na hora de celebrar o comércio local e a produção nacional. Por exemplo, pode aproveitar o dia 26 de abril para lançar uma campanha especial para toda a gama “Made in Portugal”, com descontos, banners comemorativos, topos dedicados, e menus bem visíveis em dispositivos móveis.
Vídeos para as redes sociais
Uma ideia perfeita para as PME mais ativas nas redes sociais, como o Instagram e o TikTok, é produzir pequenos vídeos onde apresenta os comerciantes locais com os quais colabora. Pode aproveitar para revelar os seus contactos, o modo como elaboram os produtos, e a variedade que o cliente pode encontrar em loja. Além de revelar as novidades da sua empresa, apoia diretamente o outro, dando-o a conhecer à comunidade.
(Crédito da Imagem: Erik Scheel via Pexels, ID: 95425)