Os serviços de cloud são o futuro de todas as empresas mas esta tecnologia vai muito além do simples armazenamento de dados e informações, como o que pode encontrar no Google Workspace ou Microsoft 365. Uma das opções que também deve conhecer, é o chamado cloud container, fornecido por empresas como a Google e a Amazon (AWS). Neste artigo, ficará a saber do que se trata e quais os principais benefícios para a sua empresa.
O que é o cloud container?
Os cloud containers são ferramentas que podem ser usadas por developers para agrupar e distribuir as suas aplicações. Como são em cloud, elas podem ser adaptadas e escaladas dependendo das necessidades de cada empresa, independentemente de ser uma PME ou um negócio de grande escala.
80% de todos os containers na cloud correm no AWS. Clientes como a Samsung, Expedia, GoDaddy, e Snap escolhem correr os seus containers na AWS devido à sua segurança e possibilidade de escalagem. - Amazon AWS
Portabilidade
Uma das vantagens dos cloud containers é o facto de poderem ser transferidos virtualmente para qualquer lugar, desde sistemas tradicionais que operam através do Windows ou do macOS, em máquinas virtuais, servidores físicos, ou data centers, entre outros. Assim, ele acompanha a evolução da sua empresa, escalando-se consoante as necessidades aumentam, diminuem e se alteram com o tempo.
Microserviços
Outro benefício, é o facto de permitir desmontar aplicações para que possam ser transportadas e geridas como microserviços, adaptando-se às possibilidades da sua empresa.
Novas plataformas
Em consequência, estes cloud containers podem ser transformados em plataformas virtuais que não precisam de uma infraestrutura complexa de gerir, deixando ainda de delimitar o tipo de aplicações que a sua PME pode ter.
Explore serviços como o AWS para perceber como esta tecnologia pode beneficiar a sua empresa em 2023, ajudando-o a crescer de forma moderna e preparada para os desafios do futuro.