O consórcio City Analyser, liderado pela NOS em parceria com INESC TEC, TUB, DEVOTEAM e SONAE MC, desenvolveram uma nova plataforma com o intuito de melhorar a mobilidade e a sustentabilidade das cidades. A ferramenta extrai dados de geolocalização da rede móvel, permitindo analisar os comportamentos das pessoas em determinada área.
Como explicado em comunicado: “Através da recolha de dados de localização e de navegação web, a plataforma permite gerar informação que é, depois, devidamente anonimizada e trabalhada em tempo real, de forma a criar modelos preditivos.”
Este tipo de tecnologia já tinha sido usado anteriormente, em especial durante a pandemia, para analisar a evolução da mobilidade e reação às restrições. Desta vez, ela é utilizada lado a lado com quatro áreas: mobilidade urbana, turismo, retalho e telecomunicações.
Jorge Graça, Administrador da NOS, sublinha: “O valor dos dados e de poderem ser usados para compreendermos melhor o comportamento das populações é enorme, mas apenas se forem usados para ajudar alguém. Por isso mesmo, com este projeto resolvemos assumir como base desafios muito específicos de setores estratégicos. Contudo, o potencial é imenso e esta plataforma pode ser utilizada em praticamente qualquer área, para uma tomada de decisões muito melhor informada e baseada nos comportamentos reais das pessoas. Este projeto está, também, alinhado com a nossa estratégia de incorporar algoritmos avançados de Inteligência Artificial e Machine Learning na gestão da nossa rede 5G, com o objetivo de reduzir a pegada de carbono, assegurando a melhor experiência aos nossos clientes.”