Sabia que segundo um estudo realizado pela Cisco em 2023, 96% dos consumidores preferem lojas que oferecem Wi-Fi gratuito? Este é o resultado de uma sociedade moderna e em constante comunicação, seja para partilhar o seu vestido favorito nas redes sociais, consultar o menu do restaurante, ou falar com amigos e familiares enquanto está às compras. As razões são muitas mas a verdade é apenas uma: investir numa rede para os clientes traz grandes benefícios em 2024. Porém, existem certos cuidados de cibersegurança que deve ter.
Invista sempre em três redes
Serviços como o NOS Wi-Fi Pro oferecem algo essencial à cibersegurança do seu negócio: manter três redes separadas, ou seja, uma para o cliente, uma para a equipa, e uma para os equipamentos críticos como computadores e terminais de pagamento. Deste modo, mesmo que consigam aceder à rede pública, a sua empresa irá manter-se em segurança.
Proteja o seu hardware
Fala-se tanto em VPNs e Antivírus que muitas pessoas se esquecem do principal: o hardware. Os modems, routers, extensores e outros periféricos devem ser mantidos em locais seguros, impossibilitando o acesso a terceiros e evitando a alteração das configurações de segurança na fonte.
Altere as passwords dos aparelhos e sistemas
Quando chegam até si, a maioria dos aparelhos vão ter passwords básicas, como 12345678, ou passwords padrão, complexas mas iguais para todos os modelos. Isto facilita a intrusão por parte de terceiros, sendo fundamental alterar estes acessos assim que possível. Para o ajudar, opte por gestores e criadores de palavras-chave. Não use palavras, nem expressões curtas, pois são fáceis de decifrar. O ideal são caracteres “aleatórios” que misturem letras maiúsculas, letras minúsculas, caracteres especiais (@#-), e números. Esta primeira alteração deve ser acompanhada de atualizações posteriores, semanal ou mensalmente, garantindo que apenas os clientes têm acesso à rede.
Deixe dicas acessíveis a todos
Ainda que a literacia cibernética esteja a aumentar de ano para ano, milhões de pessoas são vítimas de cibercrimes anualmente. Para evitar que o seu cliente se torne numa delas, deixe afixado algumas dicas de cibersegurança, por exemplo: usar VPN, não deixar o computador ou smartphone abandonado na mesa (mesmo que por apenas uns segundos), diminuir a luminosidade do ecrã para que terceiros tenham dificuldade em ver o que está a fazer, ou ter um antivírus.
Mantenha tudo atualizado
Hardware e software requerem atualizações constantes e é fácil esquecer-se delas. O primeiro passo é ativar os updates automáticos, e o segundo é o de verificar todos os meses se existem notificações a ter em consideração. Pode-lhe parecer que tudo fica igual mas a realidade é que estas atualizações servem por norma para fortalecer os sistemas de cibersegurança, adaptando-se a novas ameaças ou vulnerabilidades.
Oferecer Wi-Fi gratuito aos clientes traz benefícios como o aumento de visitas, de reviews positivas e até de pedidos, como pode ler no artigo “5 truques para converter o Wi-Fi Público Gratuito em receita”, contudo, se o utilizador acabar com uma má experiência, esta vantagem pode prejudicar a sua marca. Prima pela cibersegurança de todos.
(Crédito da Imagem: 성두 홍 via Pexels, ID: 15205087)