A oferta de Wi-Fi gratuito é muito popular nos dias de hoje, permitindo aos utilizadores manter-se informados e conectados, e aos estabelecimentos reter clientes durante mais tempo. No entanto, a utilização de redes gratuitas pode expor o consumidor a diversas ameaças perigosas.
Conheça alguns dos principais riscos que surgem devido à utilização do Wi-Fi gratuito:
Roubo de informação pessoal
As redes de internet gratuitas possuem, em muitos casos, grandes limitações no que toca à segurança, permitindo aos hackers observar o que os outros utilizadores estão a fazer, e possibilitando que recolham dados pessoais sensíveis, como palavras-passe, emails ou acessos a contas bancárias.
Instalação de software malicioso
Muitos hackers utilizam ainda as redes de internet gratuita para infectar os dispositivos do consumidor, sejam eles smartphones, tablets ou computadores, com malware que lhes dê acesso aos dispositivos, permitindo desta forma que tenham acesso indiscriminado a dados profissionais e pessoais.
Como combater os riscos?
A melhor forma para combater as ameaças de segurança do Wi-Fi gratuito é investindo num VPN (Virtual Private Network), um software simples que permite aos consumidores encriptar as suas ligações à internet, codificando e protegendo toda a sua informação pessoal e profissional.
Segundo um estudo da Forbes, apenas 23% dos consumidores acreditam que as redes Wi-Fi gratuitas são totalmente seguras, sendo que só 5% acredita que estas redes podem ter falhas de segurança. Estes são números impressionantes, que demonstram o baixo nível de informação em relação aos perigos de segurança do Wi-Fi gratuito e como os combater.