O ChatGPT é uma ferramenta com recurso à inteligência artificial, apresentada ao mundo em 2022. Desenvolvida pela OpenAI, este chatbot permite aos utilizadores comunicarem com ele, realizando as mais diversas tarefas, desde simples pesquisas, à elaboração de textos complexos. Os resultados provêm de uma mistura entre dados recolhidos na internet, os dados fornecidos pelos seus criadores, e a capacidade de auto-aprendizagem da própria tecnologia. Ou seja, quando pede ao ChatGPT uma história, essa narração não é copiada de um website ou feita por um profissional do outro lado, é a máquina que, com base no que aprendeu, redige o texto.
As vantagens são inúmeras e vão desde pesquisas rápidas, à possibilidade de criar histórias, relatórios, apresentações, e muito mais, de forma rápida e profissional. Contudo, para tirar o maior proveito desta ferramenta, é importante conhecer outro termo, o “Prompt Engineering”.
O que é o Prompt Engineering?
Um “prompt” é a “ordem” que damos a uma plataforma. Por exemplo, quando pesquisa “restaurantes perto de mim” no Google, essa frase é um prompt - usada depois pelo motor de busca para lhe fornecer os dados mais indicados.
Assim, o “Prompt Engineering” é o estudo dessas “ordens” de modo a alcançar os melhores resultados, culminando em instruções precisas que guiam a inteligência artificial e a ajudam a compreender o que foi pedido. Neste artigo ficará a conhecer as “prompts” mais indicadas quando recorre ao ChatGPT.
Os três fundamentais do ChatGPT
CLARO. ESPECÍFICO. OBJETIVO. Estes são os três termos que deve ter em mente quando comunica com a IA, garantindo que vai direto ao ponto e que pede o que deseja de forma precisa. Por exemplo, se quer a base de uma história, não escreva algo como: “estava a pensar em escrever uma história com uma princesa”. O que deve pedir é: “escreve uma história onde a protagonista é uma princesa”.
Transforme a IA numa pessoa
Pode parecer estranho mas a realidade é que quando trabalha com o ChatGPT, deve indicar um papel ou contexto específicos que o ajudam a compreender que tipo de informação é requerida. Esta técnica chama-se “Role Prompting” e tem alcançado bons resultados.
Evite: “Faz uma análise das tendências tecnológicas”.
Opte por: “Age como um analista de mercado especializado em tecnologia e faz uma análise das tendências tecnológicas de 2024.”
Adicione todos os detalhes necessários
Quanto mais detalhar o que pretende, melhores serão os resultados finais. Em vez de pedir para o ChatGPT produzir um “texto sobre sustentabilidade”, inclua tudo o que pretende que o artigo possua. Por exemplo, “Cria um artigo de 800 palavras destacando as três principais tendências em tecnologias sustentáveis para o futuro próximo, incluindo exemplos e possíveis impactos na sociedade”.
Restrinja ou abranja tópicos ou expressões
Imagine que prepara uma apresentação sobre o futuro da sua empresa e decide pedir à inteligência artificial “uma análise de oportunidades de investimento”, contudo, gostaria que o programa se focasse na área de startups de tecnologia, e excluísse as empresas relacionadas à indústria das apostas ou do tabaco. Basta fornecer essa indicação.
Opte pelo inglês sempre que possível
Apesar destas plataformas já incluírem suporte em diversas línguas, a verdade é que a otimização continua a ser feita a pensar no inglês. Isto significa que, sempre que possível, deve usar este idioma para as suas pesquisas.
A utilização da inteligência artificial para preparar apresentações, tirar ideias de inovação e simplificar tarefas está a tornar-se quotidiano. Recorrer ao ChatGPT traz benefícios, mas implica saber usá-lo corretamente, com limites, com orientações, e objetividade.
(Crédito da Imagem: SomYuZu via Shutterstock.com, ID: 2253228203)