O Ernie é um chatbot com origem asiática que, apesar de só ter algumas semanas, já se tornou numa sensação dentro do seu país de origem. Esta ferramenta chinesa vem rivalizar com o ChatGPT e o Bard, oferecendo aos utilizadores uma plataforma rica e diversa, concebida pela Baidu.
O chatbot alcançou 33 milhões de utilizadores nas primeiras 24 horas, tendo respondido a uma média de 23 mil perguntas por minuto.
China entra na corrida à Inteligência Artificial
Para além da recente aposta da Baidu, outras empresas chinesas também se prepararam para entrar na área da Inteligência Artificial, principalmente Tencent, um conglomerado tecnológico que já revelou a sua própria ferramenta de Inteligência Artificial, mas que de momento ainda opera por convite.
Os desafios de Ernie
Apesar de ser mais uma rica ferramenta de criação de texto, e da sua crescente popularidade, o Ernie tem recebido algum criticismo, principalmente devido à forma como responde a conteúdo considerado mais sensível. No entanto, apesar desta limitação, a empresa garante que o Ernie “capacitará empresas e empresários para serem pioneiros na implementação inovadora de IA nesta era”.
Esta ferramenta de Inteligência Artificial junta-se às demais plataformas do género, oferecendo aos utilizadores e empreendedores uma maior amostra, e facilitando o desenvolvimento de novas ferramentas.