Bard, o popular chatbot da Google, chegou ao mercado internacional no início de 2023, mas apesar do grande investimento da empresa na tecnologia, a sua expansão mundial tem sido um pouco demorada. Todavia, esta barreira geográfica parece estar a cair aos poucos, com o lançamento da plataforma em territórios como a Europa e o Brasil.
A tecnologia do futuro
Este lançamento oferece aos utilizadores as tradicionais ferramentas de construção de texto, mas também a adicional função de falar as suas respostas oralmente, estando esta funcionalidade disponível em mais de 40 línguas distintas.
A oralidade do Bard surge como uma oportunidade de expandir a utilidade do programa, tal como afirmou Jack Krawczyk, diretor de produto da Google: “Por vezes, ouvir algo em voz alta pode ajudá-lo a abordar a sua ideia de uma forma diferente. Isto é especialmente útil se quiser ouvir a pronúncia correcta de uma palavra ou ouvir um poema ou guião”.
Bard no empreendedorismo
A Inteligência Artificial tem-se revelado uma ferramenta poderosa para o empreendedorismo, facilitando a comunicação, pesquisa e a criação de conteúdos, benefícios que o Bard também irá oferecer aos seus utilizadores.
Com o avançar dos meses, a Inteligência Artificial continua a demonstrar-se uma tecnologia rica e essencial para o futuro, não só com os seus benefícios para a produtividade, mas também pelas possibilidades criativas infinitas que oferece àqueles que dela usufruem.