O teletrabalho tem-se revelado uma mais valia para as empresas e trabalhadores de todo o mundo, oferecendo novas oportunidades a indivíduos, e abrindo a portas das empresas a uma nova amostra de trabalhadores anteriormente inalcançáveis.
Com o trabalho remoto a ganhar cada vez mais popularidade, muitos têm sido os mitos que têm sido construídos à sua volta de forma a desincentivar a adopção desta metodologia por empresas e trabalhadores. Como tal, de modo a conhecer a realidade sobre este conceito, pode conhecer aqui alguns destes mitos e as verdades por detrás deles.
Mito: Teletrabalho não é trabalho real
Verdade: O teletrabalho pode ser um conceito recente para um grande número dos indivíduos, mas esta metodologia de trabalho já existe há diversos anos, oferecendo um alargado espectro de posições, desde os cargos mais baixos a posições executivas, bem como oportunidades para aqueles que preferem trabalho freelancer ou a tempo inteiro.
Mito: Os trabalhadores remotos não são produtivos
Verdade: Tal como os trabalhadores em escritório, os indivíduos em teletrabalho têm tarefas a realizar e, ao contrário do que muitos céticos desejam acreditar, não passam o dia a ver televisão ou a navegar nas redes sociais. Diversos estudos indicam que os trabalhadores remotos tendem a demonstrar uma produtividade igual ou superior aos trabalhadores em escritório, muito devido à reduzida pressão causada pela microgestão de supervisores.
Mito: Trabalho remoto requer equipamento especializado
Verdade: O teletrabalho não requer equipamento especializado nem suporte profissional constante, uma vez que um smartphone ou um computador comum são elementos capazes de realizar quase todas as tarefas necessárias para um trabalhador remoto, utilizando apenas algum software adicional.
Mito: Não há responsabilidade
Verdade: Muitos profissionais tentam descredibilizar o trabalho remoto afirmando que este método desresponsabiliza os trabalhadores, afirmando que é impossível assegurar que completaram as suas tarefas. Isto não podia estar mais longe da realidade, uma vez que é possível avaliar o progresso do trabalho mesmo à distância e o sucesso de ser tido como um todo e não como responsabilidade de um único indivíduo.
A verdade sobre o teletrabalho pode ser difícil de aceitar, mas a realidade é que é um grande benefício não só para a saúde física e mental dos trabalhadores, mas também para o crescimento e produtividade das empresas em diversas áreas e indústrias.
(Crédito da Imagem: © Kaique Rocha via Pexels, ID 3568792)