O dia 17 de maio vê a celebração do Dia Mundial da Internet, uma data histórica, lembrada um pouco por todo o mundo, que comemora a criação e desenvolvimento de uma das tecnologias de maior impacto no nosso dia a dia.
Onde tudo começou
A exploração espacial, foi um dos passos fundamentais para o desenvolvimento da internet. O lançamento do Sputnik, em 1957, ajudou no estabelecimento daquela que se tornaria a primeira rede de comunicação global da história. Em 1958, com a fundação da ARPA, surgiu a ideia de criar uma linha directa de comunicação entre computadores, algo que seria aprofundado anos mais tarde, em 1967, com a ARPANET, uma parceria que uniu os esforços da MIT, NPL e RC.
1969: A Internet nasce
Durante muitos anos após a sua criação, a linguagem da internet ainda se manteve longe do que é conhecida nos dias de hoje. A criação da linguagem HTML, do URL e HTTP, em 1980, propulsionaram os primeiros passos para a revolução desta tecnologia, levando ao desenvolvimento do primeiro vírus, em 1982, e à criação e publicação do primeiro website, em meados de 1991.
O mundo digital
A proliferação da internet começou a ganhar forma apenas nos anos 90, com a contribuição de Tim Berners Lee e o desenvolvimento da World Wide Web, conhecida como a Web 1.0, que levou à criação do primeiro motor de busca, bem como do eBay e da Amazon. O início dos anos 2000 viu a chegada do Google, seguindo-se o Facebook, Youtube e Twitter, dando origem à Web 3.0.
A criação e subsequente expansão da internet veio revolucionar o mundo como o conhecemos abrindo portas a novas oportunidades de negócio, e introduzindo ao mundo novas formas de expandir os seus conhecimentos, partilhar ideias e de criar novas ligações e alianças.
(Crédito da Imagem: © Olena Yakobchuk via Shutterstock, ID 414649624)