Com a necessidade de tornar o Facebook “family friendly” vieram algumas regras que incluem expressões e palavras a serem evitadas, de modo a que as suas campanhas sejam aprovadas. Assim, o uso de conteúdo sensível como álcool ou crianças, pode levar à diminuição do ranking do seu perfil, diminuindo o seu alcance orgânico e pago, e podendo até culminar o encerramento da conta.
Falar diretamente com o leitor
O excesso de “tu”, “você”, “teu”, ou “seu” nas campanhas irá deixá-las com poucos resultados pois o Facebook não gosta que se direcione diretamente ao leitor, considerando isto publicidade negativa.
Uso de maiúsculas
O uso de maiúsculas pode ser útil para chamar a atenção de determinada palavra, contudo, não deve levar-se pela vontade de colocar todo o título da campanha desta forma, pensado tratar-se de uma boa forma de chamar a atenção para o seu ad num mar deles. Este tipo de texto é considerado nocivo e não será tolerado durante muito tempo. Lembre-se também que pode usar emojis para sublinhar determinado termo.
Tópicos sensíveis
A beleza, a perda de peso, suplementos, medicamentos, e até palavras como “terror” ou “horror” são tidas como sensíveis e pouco adequadas para determinados públicos, incluindo crianças. Deste modo, a sua campanha pode não ser aprovada se for composta por algum deste conteúdo. Terá de experimentar para perceber qual o limite.
Linguagem imprópria
Para além das palavras e expressões que estão proíbidas, o Facebook está igualmente atento a “palavrões” e até aos típicos “@€#‰” ou “*****”. Mantenha o seu texto familiar e evite este tipo de linguagem completamente.
Dinheiro rápido
Promessas de dinheiro rápido ou de produtos caros gratuitos são esquemas intoleráveis pelo Facebook, estando normalmente ligados a ações ilegais. Se oferece trabalhos remotos ou boas oportunidades de negócio, tenha cuidado com a linguagem que usa. Se é demasiado bom para ser verdade, provavelmente é, e acabará por estar a tentar enganar o leitor mesmo que as suas intenções sejam boas.
Lembre-se sempre que se várias campanhas foram desaprovadas isto terá um impacto negativo no seu ranking e alcance orgânico, por isso, deve criar uma estratégia bem pensada para o tipo de conteúdo que deseja promover.
(Crédito da Imagem: © Roman Samborskyi via Shutterstock, ID 2124337466)