As Food Trucks (também por vezes conhecidas como roulottes) são conhecidos veículos estilizados e adaptados para produzir e servir refeições nas ruas que se tornaram uma valorosa opção de negócio para quem pensa em investir no mercado da alimentação e gastronomia. Saiba aqui os principais passos que deve seguir para abrir um destes negócios.
Procura pelo Nicho
Parece simples, mas não é. Porque é importante que o que quer que seja que se pense ter esteja em linha com o que podemos fazer e com o sonho que primeiramente deu origem à ação. Ou seja, se se pensar numa roulotte que venda pizza não vale a pena derivar para um espaço de comida típica portuguesa. Porque quando as dificuldades chegarem – e chegam sempre – é o facto de se trabalhar no que se gosta que mantém os empreendedores motivados e com força para continuar. Posto isto, lembre-se sempre da importância de inovar, e procure um nicho pouco explorado – comida gourmet, delícias de outros países, especialidades de doçaria, ou uma padaria sobre rodas. O segredo para o sucesso é encontrar um setor de negócio pouco explorado e tornar-se um especialista e uma referência.
Sazonalidade
As food trucks são por norma, sazonais. O inverno e o outono trazem chuva e frio que podem atrapalhar o negócio, enquanto a primavera e o verão são tipicamente épocas de maior sucesso. Atenção aos fins-de-semana, feriados e férias que representam sempre os melhores dias de venda.
Localização
O conceito pode ser o de um “restaurante sobre rodas” permitindo algumas deslocações entre pontos comerciais, mas efetivamente e dependendo público-alvo, a Food Truck terá de escolher localizações estratégicas para operar em local fixo. Ao instalar-se num espaço, o empreendedor deve considerar alguns fatores:
- Avalie o fluxo e hábitos das pessoas no local – o local escolhido deve ter grande movimentação e concentração de pessoas com hábitos alimentares;
- Verifique existência de concorrência nas redondezas;
- Procure locais de fácil acesso, próximo a estações de transporte público ou com estacionamento;
- Verifique se a seu Food Truck será visível aos potenciais clientes que passam pelas vias;
- Avalie as condições sanitárias e de segurança das redondezas (espaço agradável, sem demasiado ruído, por ex.).
Veículo
Lembre-se que o seu vai ser o meio de locomoção, cozinha e venda de produtos. Um veículo novo tem muitas vezes preços proibitivos, portanto procure opções em segunda-mão e avalie com muito cuidado e paciência as empresas de transformação e faça contas com base no seu orçamento.
Plano de Negócios
Desenvolva um plano de Negócios com especial enfoque nas informações sobre: filosofia de projeto (o que é, missão, a quem se dirige, etc.), análise de concorrência, relações públicas e marketing, projeções de lucro e orçamento, obras necessárias, perfil de gestão.
Plano de Marketing
Desenvolva um plano de Marketing tendo como objetivo máximo a conquista de clientes e a promoção do negócio e do que este tem a oferecer. A incluir no plano: análise diagnóstico, análise SWOT, definição de objetivos, opções estratégicas, marketing-mix e plano financeiro.
Licenciamento
Uma das maiores dores de cabeça dos empreendedores desta área foi resolvida com a aprovação do Decreto-Lei n.º 48/2011 de 1 de abril que veio simplificar a abertura e a modificação de determinados negócios, introduzindo um regime simplificado de instalação e funcionamento, denominado Licenciamento Zero.
Relativamente ao licenciamento específico para venda ambulante, este é sempre tratado com a Câmara Municipal onde atuará o negócio – poderá ver aqui a entidade a contactar em cada distrito e localidade.
Legislação
O Decreto-Lei nº 122/79, de 08 de maio regulamenta a venda ambulante – além deste, não havendo ainda uma fonte de legislação específica, o grosso da mesma é baseado naquela aplicada aos restaurantes e similares.
Em primeiro lugar, o Decreto-Lei n.º 234/2007 de 19 de junho é absolutamente crucial, já que dispõe o regime jurídico da instalação e funcionamento dos estabelecimentos de restauração ou de bebida.
Os requisitos mínimos de estrutura e funcionamento dos restaurantes (e similares) estão dispostos no Decreto Regulamentar n.º 20/2008 de 27 de novembro. Por outro lado, o Decreto-Lei n.º 67/98, de 18 de março define todas as questões relacionadas com a higiene e segurança alimentar.
Recursos Humanos
A composição da equipa irá depender da estrutura, do volume de atendimento e dos produtos que são vendidos no Food Truck. No entanto, recomenda-se a presença mínima de pelo menos duas pessoas em qualquer dos casos – um cozinheiro e um responsável pelo atendimento. Se existir uma área externa (ex: esplanada) recomenda-se fortemente um fortalecimento da equipa com terceiros ou quartos elementos.
Despesas de Investimento
- Veículo/Adaptação de veículo;
- Forno, fogão, fritadeira, chapa, microondas, (se necessário);
- Frigorífico;
- Equipamento básico para servir (copos, talheres, embalagens, guardanapos);
- Licenças;
- Seguros;
- Equipamento informático;
- Software;
- Encargos com a constituição da empresa;
- Contratação da equipa;
- Outros custos (é muito importante haver uma rubrica para gastos não previstos).
Custos Fixos
- Salários;
- Renda;
- Pagamento de empréstimo (se for o caso);
- Consumíveis (água, internet, telefone, gás, televisão, combustível);
- Limpeza;
- Contabilidade;
- Seguros;
- Higiene e Segurança no Trabalho & Higiene e Segurança Alimentar;
- Manutenção e reposição de equipamentos.
Uma App para gerir o seu negócio
Ter acesso à Autoridade Tributária e ao seu banco é essencial a qualquer empresa, podendo verificar pagamentos a realizar, bem como realizar transferências ou analisar os movimentos. Serviços como a app Pulsoo, já lhe permitem fazer tudo isto através de uma só aplicação, evitando ter de navegar entre aplicações e aumentando a sua produtividade.
(Crédito da Imagem: © sahmal via Shutterstock, ID 2461093353)