Caros Stakeholders,
Num ano marcado pela guerra na Europa, pelo contexto fortemente inflacionista e instabilidade nas cadeias de abastecimento, a NOS foi capaz de vencer os desafios colocados por este contexto, e reforçar a sua trajetória de crescimento.
Alinhados com as ambições estratégicas definidas, fomos capazes de continuar a criar valor para clientes, acionistas, colaboradores, parceiros de negócio, e de forma global, para a sociedade e economia portuguesa.
Destaco o sólido desempenho operacional e financeiro da NOS, alavancado pela liderança 5G e pelo crescimento robusto do negócio Telco, pela recuperação do segmento Media & Entretenimento e pela exploração de novas avenidas de criação de valor.
O bom desempenho operacional permitiu-nos entregar uma performance financeira muito sólida. O nosso Volume de Negócios Consolidado cresceu 6,3%, em 2022, para 1,521 milhões de euros, e a rentabilidade operacional, medida pelo EBITDA, aumentou em 5,4% para 651,1 milhões de euros, um crescimento ligeiramente abaixo do crescimento de receitas. O Resultado Líquido de 138,5 milhões de euros representou uma queda de 4% face ao Resultado de 2021, excluindo os ganhos que resultaram da operação da venda de torres à Cellnex. E, num ano marcado por enorme investimento em expansão e modernização da nossa infraestrutura tecnológica, o CAPEX atingiu um máximo anual de 495,9 milhões de euros, um incremento de 17,4% face ao ano anterior e representando mais de 30% das Receitas Consolidadas, uma proporção largamente superior à média dos nossos pares nacionais e internacionais.
No negócio Telco, os serviços móveis continuam a ser o principal impulsionador para o crescimento de RGUs, possibilitando ultrapassar 10,782 milhões de serviços prestados, no final de 2022, mais 4,6% face ao ano anterior. Destaco ainda o crescimento continuado de serviços convergentes, os quais já representam mais de 67% da nossa base de clientes de acesso fixo, demonstrando a preferência clara das famílias portuguesas por serviços integrados de comunicações de última geração fixa e móvel.
O nosso negócio de exibição de filmes e distribuição audiovisual continuou a sua trajetória de recuperação com os cinemas a aumentarem o número de espetadores face ao ano anterior, mas ainda com valores inferiores aos do período pré-pandemia, impulsionado também pelo regresso aos grandes sucessos mundiais de bilheteira.
2022 confirmou a nossa liderança inequívoca no 5G. Levámos as nossas redes de última geração a toda a população, contribuindo para uma sociedade mais coesa, e para um País mais bem preparado para o futuro.
Continuámos com um ritmo de forte investimento mantendo a nossa liderança tecnológica, que nos permite ter hoje a melhor rede 5G e que já abrange 87% da população e é a melhor rede móvel de Portugal. Somos o operador pioneiro em 5G. Fomos os primeiros a implementar a mais vasta e avançada rede e os primeiros a lançar soluções, com novas dimensões de inovação e conetividade, que melhoram a vida das pessoas, das famílias e impactam a produtividade e o desenvolvimento das empresas.
Mantivemos a visão que temos para o futuro, colocando a tecnologia ao serviço de um mundo melhor. Os use cases em que estivemos envolvidos em 2022 avançam nesse sentido, ao explorar potencialidades adicionais da tecnologia 5G.
A primeira viagem, de condução autónoma que ocorreu em Portugal, em ambiente real, foi concretizada com a rede 5G da NOS, e com ela ficou demonstrado o papel que esta tecnologia terá na construção de uma mobilidade autónoma conectada, que decerto contribuirá para criar um modelo disruptivo de transportes de pessoas e bens, alinhado com a meta de descarbonização da Europa e de Portugal.
Fomos ainda pioneiros ao criar o mais avançado centro de inovação 5G em Portugal – o NOS Hub 5G, um epicentro de colaboração entre vários parceiros, que irá acelerar a conversão do potencial desta tecnologia em soluções e serviços concretos com valor para a vida das pessoas, e para a transição digital que o País precisa e está a fazer. Desde a sua abertura, contamos já com mais de 33 soluções desenvolvidas.
Aumentamos os nossos investimentos em startups com negócio potenciado pelo 5G, através do fundo NOS 5G, tendo apostado em mais 2 empresas, que farão de Portugal um País tecnologicamente mais avançado e digital.
Continuámos a entregar uma melhor experiência e serviços aos Clientes, movidos pela ambição de fazer o que ainda ninguém fez.
Melhorámos a nossa proposta de valor, suportado pelo investimento continuado em infraestrutura de rede e pela integração de serviços de comunicações, media e conteúdos. Continuámos a otimizar a criação de valor através da inovação, mantendo uma oferta de TV diversificada e relevante e disponibilizando novos negócios complementares à oferta telco.
Melhorámos a experiência de utilização dos nossos serviços, respondendo às necessidades das famílias portuguesas. Oferecemos uma melhor experiência wi-fi, que alia a oferta de equipamento topo de gama a um serviço de diagnóstico e aconselhamento completo aos clientes, continuámos a renovar o parque de equipamento de routers e set-top-boxes dos clientes, para equipamentos de nova geração. Fomos ainda pioneiros na disponibilização aos nossos clientes da Disney+, na plataforma UMA TV, complementando assim a já vasta oferta de conteúdos lineares e em streaming do nosso ecossistema de televisão.
Lançámos uma nova linha de negócio dos Alarmes, com uma proposta de valor disruptiva, aproveitando as sinergias com o negócio Telco. Seguimos, também, um caminho de diversificação e captura de valor em negócio não Telco, em Cloud e Serviços geridos, nos segmentos de clientes empresas de maior dimensão e faturação.
O nosso portfólio de serviços para a transformação sustentável das empresas continuou a aumentar, com novas soluções nas áreas da cibersegurança, ou assistência remota, com serviços que aplicam a tecnologia de realidade aumentada, contribuindo para a desmaterialização da economia. Demos continuidade aos projetos smart cities, com destaque para as cidades do Barreiro e Pombal, projetos que contribuem para ambientes urbanos de baixo carbono e comunidades mais seguras e saudáveis.
Procurámos reforçar a nossa emancipação digital, para acelerar o peso do digital nos nossos processos comerciais e nas operações. Alargámos as funcionalidades e aumentámos o grau de utilização do nosso ecossistema digital e implementámos soluções de analítica avançada no nosso modelo operativo, com o objetivo de servir melhor o cliente e de forma mais eficiente.
Continuaremos a criar oportunidades para colocar a nova geração de comunicações móveis ao serviço de um desenvolvimento mais sustentável, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável prescritos pela Agenda 2030 das Nações Unidas e para a materialização dos Princípios da United Nation’s Global Compact que subscrevemos.
Melhorámos o nosso desempenho em todas as dimensões de sustentabilidade. Com base no desempenho de 2022, a NOS subiu no ranking de avaliação da Moody's ESG Solutions passando a ser a quarta empresa europeia com melhor classificação no setor das telecomunicações e, particularmente resultado das nossas políticas de gestão ambiental, alcançamos, em 2022, a reputada Lista A do CDP, o nível de avaliação mais elevado desta entidade independente, sendo reconhecido como uma das quatro melhores empresas em Portugal no combate às alterações climáticas.
Em 2022, reduzimos as emissões de gases com efeito de estufa da operação própria em 59% em relação ao ano anterior, e em 68% em relação ao ano base 2019, um desempenho que alinha com a trajetória de cumprimento da meta intermédia que definimos para 2025, de menos 80%, e do Science Based Target (SBT) definido para 2030, de menos 90%. O total de emissões de âmbito 3 diminuiu 4% em relação a 2021, situando-se 6% abaixo do valor de 2019, o ano-base do SBT, sobretudo devido à melhoria da eficiência energética dos equipamentos colocados no mercado, que permitiu reduzir as emissões que resultam da utilização dos nossos produtos e serviços. Melhorámos ainda a circularidade da operação, com a recolha, recondicionamento e reutilização de equipamentos de clientes residenciais do serviço fixo (boxes de TV, routers e hubs), assegurando a recolha de 86% e a reutilização de 48% dos equipamentos desligados. Na operação própria, atingimos uma taxa global de 98% de valorização dos resíduos gerados.
Inovámos com a disponibilização de soluções com benefícios ambientais, como o eSIM, o Eco sim e a associação ao consórcio para adotarmos a identificação Eco-rating nos telemóveis vendidos pela NOS. E continuámos ainda a contribuir para a redução de emissões na economia, expandindo o nosso portefólio de produtos e serviços que reduzem emissões dos clientes, com novas soluções de comunicações e colaboração, cloud e data centre, Internet-of-Things e Analytics.
Mais pelas nossas pessoas
Pelo segundo ano consecutivo, a NOS SGPS integra o Bloomberg Gender-Equality Index, o índice de referência global que avalia a igualdade de género nas empresas, a nível mundial. Neste segundo ano de participação aumentámos substancialmente a pontuação obtida, e atingimos uma avaliação acima da média global do índice, da média do setor das Comunicações e das empresas portuguesas participantes.
Este reconhecimento reflete o valor que as nossas pessoas têm para a NOS, num ano em que, após o lançamento dos valores NOS, em 2021, apostámos fortemente num processo de transformação cultural através das lideranças, com o lançamento do programa Leadershift. O investimento nas nossas pessoas expressou-se também na renovação e alinhamento da oferta do NOS Campus, uma clara aposta no desenvolvimento do potencial e formação das nossas pessoas. Nesta academia, com uma oferta formativa renovada em 80%, e um crescimento de 50% das horas de formação disponibilizadas, estamos a promover a aquisição das competências necessárias para o futuro. Criámos um programa de formação em Analítica Avançada de Dados (AA) para os nossos colaboradores, desenvolvido em parceria com a Nova SBE Executive Education e a LTPlabs, com o objetivo de dar a conhecer as suas potencialidades à generalidade da organização. Lançámos ainda o programa NOS Vita, um programa focado na melhoria do bem-estar físico e psicológico dos nossos colaboradores.
Continuámos a trabalhar para que a transformação digital da sociedade possa ser sinónimo de acesso universal e esclarecido à tecnologia.
A nossa agenda digital continuou a ser inclusiva, com reflexo nas diferentes gamas de pricing em que disponibilizamos os nossos serviços, nos programas que desenvolvemos de literacia digital, para que todos possam beneficiar mais e melhor dos nossos serviços.
Destaco o lançamento do “Projeto ZER01.Entra na lógica da Computação”, com o objetivo de levar o ensino da computação às escolas do País e que irá abranger mais de 400 alunos do 1º e 2º ciclos durante o ano letivo 22/23, o primeiro passo rumo ao compromisso que assumimos de impactar 10 mil pessoas através de programas que promovam a literacia digital até 2025.
Trabalhámos e trabalharemos, sempre, com uma energia transformadora, pois acreditamos que nenhuma sociedade poderá desenvolver-se do ponto de vista social, ambiental e económico, sem ter sucesso na transição digital.
A tecnologia encerra em si oportunidades extraordinárias, que a NOS vai continuar a potenciar no futuro, ligando pessoas, e alargando a conetividade a novas dimensões, com o objetivo de continuar a criar valor para todos.
Miguel Almeida